Últimos assuntos
» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Qui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Qui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Ter Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» hello apresentação
Seg Jun 27, 2016 1:54 pm por KleberJax

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Dom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Hello World.
Dom Jun 12, 2016 7:22 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Qui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Seg Maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Sex Maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

» Sega Cd com leitor "batendo"
Qui Maio 19, 2016 9:15 pm por Odin

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Login

Esqueci minha senha


Super A'Can. O console mais obscuro da 4º geração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Super A'Can. O console mais obscuro da 4º geração

Mensagem por Edi (FZ2D) em Qua Maio 25, 2011 10:24 pm

Conhecemos diversos consoles e na 4º geração alguns deles tiveram destaque e foram muito bem aceitos pela mídia. Consoles como Mega Drive, Super NES e PC-Engine foram sucesso em vendas e resultaram na tecnologia empregada na 5º geração. Por outro lado, o Neo Geo tinha um processador poderosíssimo mas não cabia no bolso de qualquer um. Ainda assim foi um dos processadores mais bem aproveitados da história. Existem vários consoles obscuros nesse meio todo, mas um em especial foi o mais obscuro dessa geração e apesar de ser de Taiwan, não era um simples clone. Era um projeto bem original.


Em 1995, Funtech Entertainment Corporation lançou o primeiro sistema de vídeo game original em Taiwan, o Super A’Can. Produzido e vendido exclusivamente em seu país natal, o console e os controles, confeccionados em material plástico fino, tem um aspecto um tanto frágil e tem uma cor cinza escuro.
Este sistema é muitas vezes confundido com um clone do Super Nintendo, devido ao projeto físico e o processador instalado nessa unidade, porém, uma análise mais minuciosa desta raridade revela um quadro diferente.
Aparecendo apenas no final da era 16 bits de enorme sucesso, o Super A'Can utiliza processadores dual Motorola em sua unidade principal. A primeira destas unidades de processamento central foi o Motorola 68000 de 16 bits, que também foi o processador central utilizado no Mega Drive e Neo Geo AES. A Motorola de 8 bits 6502, que estreou originalmente no interior do Nintendo Entertainment System, consistia na segunda CPU. Estes processadores dual garantiam uma paleta de 32.768 cores e foi bastante poderosa em comparação com o resto dos sistemas de 16 bits. Este poder de processamento teria sido uma vantagem significativa para o Super A'Can se este console tivesse sido lançado em 1989, em vez de 1995. A tecnologia de 32 bits já estava sendo utilizado plenamente, dentro do mercado de jogos na época de seu lançamento e o Super A'Can era tecnologicamente obsoleto antes de chegar as prateleiras das lojas.


Foram doze jogos confirmados, com um adicional de nove rumores. Os jogos viam em caixas de papelão que incluíam um suporte de plástico do jogo e manual de instruções, parecido com os cartuchos de SNes da época. Este sistema combinou o design divertido e lúdico de embalagem.
Cores vibrantes são agradavelmente exibidas em ambientes 2D nos jogos do Funtech Super A’Can. Um dos melhores jogos para este sistema é C.U.G., um jogo de Ação/Plataforma em 2D.


O Super A'Can falhou miseravelmente, devido à utilização de tecnologia ultrapassada e que foram inicialmente propostos para venda a um preço exorbitante. Pouquíssimos consoles foram vendidos, e existem relatos que a Funtech Entertainment Corporation perdeu US$ 6 milhões de dólares no empreendimento. Unidades não vendidas foram desmontadas e comercializadas para várias empresas nos EUA e no exterior.
Colecionar este console é uma proposta cara, devido ao número limitado de unidades que foram adquiridas e da exclusividade ao mercado de Taiwan. Prepare-se para investir pesadamente se quiser adquirir esse console. Ele custa de 100 à 150 USD para um console loose, mais 250 USD completo em caixa. Infelizmente, os jogos são até mais raros que o próprio console. É mais comum encontrar os sistemas Super A'Can e os jogos no comercio de Taiwan.
Globalmente, o Super A'Can é um console muito raro unicamente devido a seu fracasso na indústria do vídeo game. Não há nada de extraordinário sobre o sistema ou na biblioteca de jogos para ele. Apenas colecionadores devem realizar a compra do Super A'Can. O próprio sistema não garante o alto investimento pelo jogador casual, mas jogos como Sango Fighter, C.U.G., Speedy Dragon e Boom Zoo, parecem ser as boas pedidas para esse console. Eu teria um com certeza contanto que tivesse esses cartuchos em mãos.
Todos os seus títulos mostram cores bem vivas e uma boa média de ação. Esse console é um intermédio entre o Mega Drive e Super NES, porém, mais equilibrado que os dois citados, pois ele possuía uma boa paleta de cores e uma velocidade de processamento razoável, isso é, a paleta de é cores maior que a do Mega Drive e velocidade de processamento bem superior a do Super NES.
Na época de seu lançamento foi publicada uma revista que falava sobre as diferenças entre seus concorrentes, o Mega Drive e o Super Nes.


Imaginem o Funtech Super A’Can com um suporte da Capcom, Hudson Soft e outras gigantes desenvolvedoras. Um dos problemas do Super A’Can é que a Funtech tentou inicia-lo com um baixo suporte de pequenos desenvolvedores chineses além de seu alto custo de aquisição na época.


O Super A’Can possuía uma porta de expansão lateral que provavelmente utilizaria um periférico para suportar jogos em CD-ROM, mas infelizmente esse Add-On jamais chegou a ser lançado.
Se a maioria acha que nunca irá usufruir dos jogos do Super A’Can estai muito enganados. A emulação desse sistema está cm constante desenvolvimento e o emulador utilizado é o MESS, Multiple Emulator Super System. Veja abaixo como é simples utilizar esse emulador.
No diretório do MESS existe uma pasta chamada Software. Crie uma pasta com o nome SUPRACAN e dentro dessa pasta coloque as ROMs. Abra o aplicativo messui.exe e depois em file, audit all systems. Agora você já está pronto para emular o Super A’Can. Procure pelo nome em system e ao lado direito haverá uma tabela com as ROMs para você escolher.
Veja abaixo algumas screeshots dos jogos emulados com MESS.

Fonte: Edi (FZ2D) Retro Reviews

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Super A'Can. O console mais obscuro da 4º geração

Mensagem por error em Qua Maio 25, 2011 10:42 pm

Uma pena que esse ja nasceu morto, o que faz uma empresa lançar um videogame em um só mercado,com tecnologia ultrapassada e preços altos? lol! lol! lol! lol! lol!

_________________

error
Administrador
Administrador

Mensagens : 1053
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 23
Localização : Tokyo-to

http://segaforever.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Super A'Can. O console mais obscuro da 4º geração

Mensagem por Odin em Qua Maio 25, 2011 10:58 pm

Ta ai um sistema que é quase certo que eu nunca jogue Laughing

Mas fico curioso com esse sistema, pois ele éra independênte do SNES e o Mega...

_________________



Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3785
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Super A'Can. O console mais obscuro da 4º geração

Mensagem por Metallizer em Qui Maio 26, 2011 8:09 am

não consigo ler a história do acan sem fazer comparação com a do zeebo. Total repetição. Errou exatamente nos mesmos pontos.

Só esperar uns anos pro zeebo virar item de coleção tb.

Metallizer
Ativo
Ativo

Mensagens : 127
Data de inscrição : 11/05/2011
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Super A'Can. O console mais obscuro da 4º geração

Mensagem por Edi (FZ2D) em Qui Maio 26, 2011 9:04 am

metallizer escreveu:não consigo ler a história do acan sem fazer comparação com a do zeebo. Total repetição. Errou exatamente nos mesmos pontos.

Só esperar uns anos pro zeebo virar item de coleção tb.

Pelo menos o Super A'Can tinha um processador equivalente a seus concorrentes diretos, por outro lado o Zeebo...

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Super A'Can. O console mais obscuro da 4º geração

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:54 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum