Últimos assuntos
» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Qui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Qui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Ter Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» hello apresentação
Seg Jun 27, 2016 1:54 pm por KleberJax

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Dom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Hello World.
Dom Jun 12, 2016 7:22 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Qui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Seg Maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Sex Maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

» Sega Cd com leitor "batendo"
Qui Maio 19, 2016 9:15 pm por Odin

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Login

Esqueci minha senha


Tudo sobre o Master System

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tudo sobre o Master System

Mensagem por Gigacom em Dom Jan 24, 2010 3:40 pm

Abaixo, segue o que eu considero até o momento a minha obra prima, um tópico falando tudo sobre o Master System, inclusive sobre os mods que se podem fazer nele. Como esse tópico nasceu no Sega Brasil, e ainda não foi concluído, algumas referências podem confundir, mas vou deixar esse tópico aqui tambem para espalhar esse conhecimento. Segue na integra.


ALELUIA! Chegou o sensacional, o único, o fabuloso tópico Tudo Sobre O MASTER SYSTEEEEEEEEM!!!



História
O Master System é o resultado do projeto de vários consoles que a Sega havia criado, portanto vale, antes de mais nada, apresentar esses consoles:


SG-1000: O SG-1000 foi o primeiro video-game da Sega e não representou nenhuma ameaça para as grandes empresas do mercado de video-games. Alcançou apenas os mercados do Japão (seu mercado principal) e o da Austrália, porém, algum tempo depois do lançamento do SG-1000, a Telegames trouxe para os EUA o Personal Arcade; um clone do Dyna da Bit Corp que tinha uma entrada para cartuchos do Coleco e outra para SG-1000.

SG-1000 II: Em julho de 1984, a Sega lançou o SG-1000 II, uma reformulação do SG-1000 com mais recursos e com um acessório (teclado) que transformava o console no computador doméstico SC-3000. Também foi lançado um opcional chamado CardCatcher que permitia que o console lesse jogos em cartões. O CardCatcher viria incluso no futuro Sega Mark III.



Este é o SG-1000 II, reformulado e com mais memória RAM.


MARK III: O Mark III foi lançado no Japão em 20 de outubro de 1985 para competir com o Famicom, sucedendo os SG-1000 e SG-1000 II. As especificações técnicas são semelhantes aos do SG-1000 II, com a adição de um sistema de vídeo melhorado e uma quantidade maior de memória RAM.
O sistema é compatível com os títulos para as outras versões do SG-1000. Além da entrada para cartuchos, tem uma entrada para os Sega Cards, fisicamente idênticos aos cartões para o acessório Card Catcher.



Master System
O Master System como conhecemos, é o Sega MARK III com algumas poucas diferenças técnicas e uma nova cara. Foi lançado em 1987 no Japão, onde o primeiro Master System já vinha com o chip YM2413 da Yamaha instalado, o mesmo responsável pela sintetização FM do som dos jogos, o que resultava numa hiper diferença. Já no ocidente, esse chip não está presente nos consoles, apesar de ser perfeitamente possível se instalar um desses na placa do video game.
O Master fez um tremendo sucesso na Europa, Australia, Brasil, e se não estou enganado, na Coréia do Sul também. Nos EUA, até que vendeu bem, mas a concorrência do NES por lá era extremamente forte, deixando o console da SEGA em um longiquo 2º lugar. Apesar disso, teve um grande suporte na América, e sempre vendeu satisfatoriamente bem enquanto ainda era fabricado pela Sega.



Placa mãe do Master System japonês.

No Brasil, o Master System foi e ainda é comercializado pela Tec Toy. Ainda quando a Sega mantinha a fabricação e o apoio ao console, a Tec Toy inovou bastante no mercado de jogos brasileiro, lançando versões traduzidas de diversos jogos, alguns outros modificados com temas facilmente reconheciveis pelas crianças (como os hack de Wonder Boy que resultaram nos jogos da Turma da Mônica), sem falar na imensa propaganda que fazia, exibindo comerciais na TV publica e até merchandising em novelas de grande audiência. Graças à isso, vendeu incrivelmente bem, sofrendo praticamente nada com pirataria, e tendo como principal concorrente no mercado oficial, o seu irmão mais novo Mega Drive e em seguida o SNES. Também é bom lembrar que tivemos uma versão única do Master System, o MS Super Compact (veja imagem logo abaixo), que possuia a placa mãe original do Master System 3 da Tec Toy, com várias adaptações.
Após a Sega ter deixado definitivamente de fabricar e comercializar o Master System no mundo, a Tec Toy continuou a fabricá-lo no Brasil, porém, conforme a Sega passava a não disponibilizar os componentes para a fabricação do console, a Tec Toy passou a firmar contratos e a comprar projetos que fossem compatíveis com o Master System. Daí nasceram os Master System Collection, que vemos hoje Rolling Eyes
Esses Master System, são produtos oriundos, no minimo, de fábricas xing-ling, mas possuem uma certa qualidade, não estragando com a mesma facilidade que pisca pisca de natal, ou carrinho bate-e-quebra de camelô e por aí vai. Não obstante, não são mais, nem em sonho, muito menos através de um milagre, ou mesmo sob determinação divina, um Master System autêntico. Pelo contrário, são sistemas built-on que emulam o Master System e possuem em sua memória, uma variedade de jogos do console. Em algumas versões desses Master System Collection, a emulação falha bastante, com defeitos gráficos e sonoros sendo executados nos jogos, mesmo nos que são executados à partir de algum cartucho. Nos mais recentes, onde o suporte ao cartucho não está presente (apesar de que em alguns modelos é possível adcionar o slot pra cartucho), as falhas na emulação foram aos poucos, e a cada lançamento, sendo solucionados. Hoje temos uma emulação bastante aceitável, em consoles com mais de 100 jogos, porém sem a minima possibilidade de usar um cartucho, ou de instalar um slot sem risco de sofrer um AVC (pela raiva que pode provocar a tentativa de se soldar alguma coisa naquelas malditas placas).
Vale lembrar também, que a Tec Toy lançou versões quase portatéis do console. A primeira foi o Master System Super Compact. Alguns modelos desse funcionavam muito bem, outros que tinham um jogo de futebol na memória, eram uma nhaca só... davam muuuuuuuitos problemas. A segunda versão portatil foi o Master System Handy, e a terceira e mais recente, é o Master System Portatil (Rolling Eyes), que tem uma emulação pra lá de ruim, e a promessa de funcionar até 80 horas initerruptas conectado à uma TV, com apenas 2 pilhas alcalinas.


As versões portateis do Master System

Jogos
Apesar de ter possuir uma biblioteca reduzida de jogos quando comparados à outros video games, o Master System possui uma grande quantidade de jogos no minimo ótimos, sendo até fácil encontrar games excelentes!
Mesmo sendo um console de 8-bits, possui uma grande capacidade na execução de jogos e criação de mundos 2D, com bastante coloração e movimentação, graças à uma boa quantidade de memória ram, além de processadores de video e som capazes, e também graças ao trabalho competente de diversos e grandes programadores que trabalharam para o Master Systen.
Porém, há algo a se ressaltar nesse assunto. Como o Master System foi lançado em uma época em que os arcades eram o que havia de melhor em entretenimento eletrônico, e nas casas de boa parte do mundo o NES (Nintendinho) reinava único e absoluto, a Sega tinha a inegável tarefa de criar jogos semelhantes aos de grande sucesso lançado nos arcade e para o NES, tendo em vista que pouquissimas produtoras além da Sega criavam jogos para o MS.
O resultado é que o Master System ganhou versões de Altered Beast, Out Run, After Burner e Space Harrier, que apesar de apenas lembrarem as versões arcade, possuiam uma boa qualidade. Mas, houve outras conversões que ficaram praticamente perfeitas, como Shinobi, Cloud Master, Black Belt e outros.
Os jogos criados sem se espelhar em arcades tiveram um desempenho melhor, como a serie de jogos estrelando o Mickey e Pato Donald (Castle of Ilusion, Land of Ilusion, Lucky Dime Caper...), os jogos do Alex Kidd que possuiam uma qualidade ímpar, as versões de Sonic, e outros que foram projetados para concorrer com os equivalentes no NES, como o fabuloso Phantasy Star, que brigou e deu uma surra em todos os sentidos em Final Fantasy e Zelda, e também o pouquissimo conhecido, mas em muitos aspectos superior, Vampire, que veio para concorrer com Castlevania.


Imagens dos jogos citados

Houve também diversos jogos desenvolvidos para uso em conjunto com o óculos 3D (falaremos mais sobre esse dispositivo adiante). Os jogos eram exibidos na TV com efeitos de transposição, que quando visto com óculos 3D dava uma sensação de profundidade aos objetos que se movimentavam em relação ao cenário.
Outros jogos de grande sucesso eram os do estilo shooter, onde o objetivo era acertar diversos alvos na tela utilizando a Light Phaser, os mais conhecidos dessa época eram Rambo III, Wanted, Dick Tracy...

E o preço dos jogos Giga? Intão, na época os preços eram tabelados por conta da inflação que reinava aqui antes do plano Real. Esse é o motivo pelo qual na capa dos jogos vinham estampadas uma letra dentro de um circulo. Basicamente, essas letram significavam isto (só pra dar uma idéia):

A = 1000 cruzeiros, mais barato de todos, coisa de 30/40 reais (não que isso seja realmente barato, mas... Rolling Eyes )
B = 2000 cruzeiros, mais caro porém ainda no padrão
C = 3000 cruzeiros, ainda comprável, mas já te faz desistir da compra
D = 4000 cruzeiros, joguinho massa, lançamento, que todo mundo quer ter e tua mãe só compraria se tivesse com o 13º salário na mão
E = 5000 cruzeiros, um salário minimo, dava pra lotar um freezer de carne, ou enxer o tanque do carro umas três vezes (sim, essas coisas eram comum naqueles dias, e tavam na cabeça de todo pai de familia)
F = 6000 cruzeiros, eram o O do borógodó, carissimo! Mas mesmo assim vendia
H = 7000 cruzeiros, esquece, esses cartuchos eram exclusivos para quem tinha muuuuuuuuita grana, ou seja, para o pai daquele carinha lourinho da escola particular mais chique da sua cidade
I = 8000 cruzeiros, dinheiro suficiente para pagar aluguel, encher o armário de comida, dá um trato no cabelo da esposa e ainda levar o povo pra comer pipoca no parque

Não obstante, a única forma de adquirir jogos era nas lojas como Mesbla, Americanas, Pernambucanas, Carrefour, Ponto Frio... de outro jeito, só usado mesmo, já que era dificil até conseguir jogos falsificados e a preço de 5 quilos de banana (50 cruzeiros).
Hoje tá bem mais facil conseguir cartuchos de Master. No Mercado Livre, é possível encontrar bons jogos por miseros 5 reais, completos à partir 10 ou 15, e somente os considerados raros ou ultra hyper conservados, é que são vendidos por um preço maior. Porém, não é impossível, se você andar por feirinhas nas cidades, e encontrar alguém que venda cartuchos de Master à 3 reais... não importando o jogo.

Acessórios
Poucos, porém de ótima qualidade e funcionalidade. Foram poucos os acessórios oficiais lançados para o Master System, a maioria eram apenas controles diferentes, porém inovadores. Eram o Asa, Mache, Arcade e Controle sem fio. Abaixo você pode conferir o scan de uma propaganda da TecToy em uma revista da época:



Controle Asa: Design lembra as asas de um avião, daí o nome ( Rolling Eyes ), bom para jogos de nave.
Controle Manche: Joystick mesmo, nada de mais, porém, incrivelmente resistente e de ótima qualidade.
Controle Arcade: Semelhante ao joystick de arcade, daí o nome ( Rolling Eyes eita povo criativo...). Tinha função turbo e respondia super bem aos comandos.
Controle Remoto Sem Fio: Super chique, e super caro. Funcionava por meio de raios infra-vermelhos, com alcance de até 5 metros (não garanto isso, era o que tava escrito nas especificações), sem falar que era bonito que doia. Funcionava com duas pilhas AAA em cada controle, e o receptor ficava encaixado no console nas duas portas do jostick.

Vale lembrar que esses controles eram as versões tupiniquins dos mesmos que foram comercializados nos Estados Unidos pela Quickshot. Com a possivel excessão do controle Asa, que tem cara e jeito de ter sido criado aqui mesmo.

Outros dois assessórios que fizeram a cabeça da molecada, e que eram a sensação do momento, eram a Light Phaser e o Óculos 3D. Light Phaser é o nome da famosa pistola do Master System. O nome tem origem no mangá Zillion, onde, na história, era a arma usada pelo protagonista (aliás, houveram dois jogos do Zillion, que são Zillion e Zillion 2 - Triforce). Por ter um design futurista e arrojado, fazia o povo babar quando tinham a oportunidade de ver uma. Muitos jogos do Master System foram lançados para uso exclusivo em conjunto com a Light Phaser, sendo que a maior parte desses jogos fizeram um grande sucesso, deixando lembranças até hoje naqueles que a usaram nos tempos aureos.
O Óculos 3D era um óculos com lentes de cristal liquido, que quando ligados, davam uma senção de profundidade impossível de se ver em jogos 2D. Sim, eles funcionavam de verdade, realmente tinham esse efeito. Muitos jogos foram lançados para uso com esse assessorio, sempre com um 3D no nome, como Blade Eagle 3D, Out Run 3D, Maze Hunter 3D... O óculos tambem tinha um visual chamativo e futurista. Possuia um adaptador para ser conectado ao Master System, porém funcionava sem esse adaptador no Master System americano, já que o americano possuia um conector exclusivo para esse fim.


Hoje em dia, é dificil encontrar esses assessorios para vender em qualquer canto que seja. O menos dificil de se encontrar é a Light Phaser, já os outros...


[size=150]Assuntos técnicos - aprenda aqui como fazer uma gambiarra profissional![/size]

O Master System dá a possibilidade de você fazer diversas alterações nele facilmente. Agora, por que você faria essas modificações? Bem, uma delas serve para melhorar a imagem dos jogos, outra uma melhorada considerável no som. Há tambem coisas úteis para se instalar em alguns modelos, como um led que acende ao ligar o console (coisa inexistente no Master System 3), e também outras ainda mais úteis como um cartucho regravável para você colocar o jogo que quiser no Master System Very Happy
Então, continue lendo e aprenda como fazer as gambiarras mais interessantes do Master System Very Happy Very Happy Very Happy

INDICE

Cartuchos de Memória Flash
Gravação de roms metódo Rony Ketchum
Gravando memória com gravador universal
Problema no Master I e II: tela em preto e branco
Acenda seu console! Instale um led no Master 3!
Botão de reset para o Master 3
Botão de reset para o Master 3 rev.1
...
Como fazer o óculos 3D funcionar no Master 3
Instalando saída A/V no Master System 3
Instalando uma saída S-Video no Master System
Improvisando uma fonte para o Master System I e II
Como instalar o chip YM2413 no seu Master System I e II
Como ressucitar um console



Cartuchos de Memória Flah
Tá achando que com um cartucho desses seu Master vai ficar turbinado, andando à mil por hora!? Pois você esta exatamente co... co... coooo... cooooompletamente enganado. Cartuchos com memória flash, são cartuchos originais de Master System adaptados para receber chips de memória gravavéis e/ou regravavéis. A utilidade desses cartuchos é imensa, pois possibilita colocar qualquer jogo à partir de uma rom (facilmente encontrada na internet, são os mesmos arquivos usados nos emuladores), diretamente nesses cartuchos e executar o jogo em um Master System. Há várias maneiras de se fazer isso, aqui, irei abordar três delas. Mas primeiro, vou mostrar como preparar um cartucho para receber a memoria flash.

Você irá precisar de:

Um cartucho de Master System que possua uma memória de 32 pinos (ou 32 perninhas, tanto faz... Neutral )
Um socket para chips de 32 pinos
Um ferro de solda de no máááááximo 25W. Qualquer outro mais potente que isso irá transformar os componentes em torradas
Estanho para a soldagem e também um sugador de solda
Massinha de modelar
Uma xícara com água quente
2 colheres de açucar
1 sachê de chá de Erva Cidreira

Com isso em mãos, primeiro retire o chip original que está na placa do cartucho usando o ferro de solda e o sugador. Aconselho fortemente a prender a placa na mesa com a massinha de modelar, pois irá ajudar a não sair do lugar enquanto estiver dessoldando tudo. Se você não quiser usar a massinha, saiba que precisará de pelo menos uns 4 braços para fazer tudo...
Após remover o chip, guarde-o, e solde no lugar o socket de 32 pinos. Para alguns dos metodos que irei apresentar, é necessário isolar um dos pinos e soldar outros em outros pontos, usando fios para a conexão. Portanto, antes de, de fato, realizar a soldagem, escolha um dos três metodos abaixo para decidir como deverá realizar a soldagem.
A água quente você pode usar com o chá para beber, acredite, você vai precisar de muuuuuita paciência nas primeiras tentativas de gravação. Vamos à elas:

Gravação de roms metódo Rony Ketchum
fonte: http://www.rony.kit.net/sega/cart_rewr.htm
com adaptações

Material necessário:
1 - Cartucho de Master System com um chip mapper interno (marcação 315-5126), podendo ser os seguintes jogos os mais prováveis a possuir esse chip: R-Type, Mercs, Golden Axe, Operation Wolf, Spellcaster, After Burner.
2 - Um microcomputador Pentium antigo ou semelhante, que possua uma placa mãe com um chip de BIOS em DIP de 32 pinos (quase igual ao chip da plaquinha do jogo)
3 - Extrator de chips DIP, ou chave de fenda pequena.
4 - Software UniFlash para tal tarefa.
5 - Software verificador de roms de Master System, no caso o SMS Checker, desenvolvido pelo Maxim
6 - Chip de memória Flash adequado de 128, 256 ou 512 KB em encapsulamento DIP (SMD e PLCC não servem!!!) (séries recomendadas: AMD AM29F0X0, Atmel AT29C0X0, Intel 28F0X0)
7 - Ferro de solda de no máximo 25W, estanho de solda e sugador

Monte o cartucho da forma como foi descrita lá em cima, porém há dois pinos que tem sua configuração invertida, você deverá soldar o pino 31 da placa no pino 1 do soquete, e o pino 31 do soquete não deverá ser soldado, devendo ficar isolado. Isso será necessário para que o cartucho funcione corretamente com os chips de memória indicados.

Como gravar
1 - Verifique com o SMS Checker a rom escolhida para gravação, a mesma deve possuir o tamanho exato em kilobytes do tamanho do chip que você possui. Aproveite também para verificar o checksum da ROM escolhida, além de possíveis bad/over dumps. (Dica, se é XXXX010 = 128 KB, XXXX020 = 256 KB, XXXX040 = 512 KB).
2 - Prepare um disquete de boot do MS-DOS puro, colocando o software uniflash e a rom renomeada para XXXXXX.BIN (até 8 caracteres). Se você não tiver um desses disquetes, poderá usar um disco do Windows 98 com boot. É só bootar pelo CD, e na hora que o programa carregar, selecionar o modo Linha Comando. Você estará usando o DOS da mesma forma.
3 - Dê boot com este disquete (ou CD) em seu PC, ligando ele com o gabinete aberto, pois iremos retirar a bios original e colocar o chip para gravação.
4 - Carregue o programa Uniflash, você pode gravá-lo em um disquete, para executar o programa do disquete digite no prompt os seguintes comandos, nessa ordem:

dir A: (tecle enter)
uniflash.exe (tecle enter)

Retire a bios original de sua placa mãe (sim, com a maquina ligada mesmo, se pipocar alguma coisa reclame com o Rony) e coloque o chip para gravação, verificando a orientação dos pinos do chip.
5 - No programa Uniflash, selecione a opção Redetect Flash Chip, e o software irá identificar corretamente o novo chip colocado no socket da placa mãe.
6 - Selecione agora a opção Flash ROM, e mande ele localizar a ROM que você deseja gravar, e confirme com Y Flash Bootblock, para fazer a gravação do chip inteiro.
7 - Quando o chip for gravado, será feita a verificação dos dados, e caso esteje tudo ok, desligue o PC (como é DOS, pode desligar usando o DNP - Dedo No Power), e substitua a memória flash pela BIOS original da maquina.
8 - Agora você poderá colocar a memória flash gravada no cartucho e testá-lo no Master System!

Gravando memória com gravador universal
Gravadores universais de memória são aparelhos de extrema utilidade, sendo usados em diversos serviços eletrônicos, como na reprogramação de chips de TV, aparelhos de som, DVD e até chip de controlador de injeção eletrônica em carros.
O problema maior desses gravadores, é o preço. Nos EUA, você pode importar um facilmente via E-bay, por apenas $30 mais envio, MAS, como não é todo mortal brasileiro que possui uma conta internacional, a opção que resta é comprar um gravador via Mercado Livre, ou em lojas especializadas.
Particularmente, sempre vi os melhores preços no Mercado Livre, mas também há a questão da segurança e da garantia da entrega. No Mercado Livre, esses gravadores tem um preço variável de 300/350 reais. Como são universais, não haverá problemas na hora de gravar qualquer memória rom necessária nesse projeto.
Um gravador que recomendo pelo custo e beneficio que traz, é o gravador universal Willem. Como há vários modelos, há um que seria mais indicado para essa tarefa, que é o modelo Willem Dual Power (RQG), mais recente e com mais funcionalidades, que possui maior suporte há vários tipos de memória. Graças à isso, a tarefa de gravar uma rom em um chip fica mais simplificada, já que você poderá utilizar um chip igual ao original do cartucho. Nesse caso, na hora que você for prepara o cartucho para receber o socket, não precisará fazer a mudança dos pinos, bastando apenas conectar o chip após a gravação do mesmo. Mas, se você optar por exemplo em usar os mesmos chips do tutorial acima, não haverá problema, é só fazer a instalação do socket como indicado anteriormente.
Bem... acho que não é necessário explicar como funciona o gravador Williem. É só conectar ele no computador, instalar o programa (que vem com o gravador) colocar a memória, selecionar o arquivo e gravar. O detalhe aqui é que a rom deve estar no formato BIN (há diversos programas que executam essa tarefa, assim que lembrar o nome de um bom ponho aqui :mrgreen: ). Após gravado, é só conectar o chip no cartucho e jogar.

SMS Reader
Pretendo colocar aqui a tradução do tutorial de fabricação do gravador de memória disponivel no SMS Power. Aceito ajuda na tradução!!!

Problema no Master I e II: tela em preto e branco
fonte: http://www.rony.kit.net/sega/color_fix.htm
com adaptações

Os Master System 1 e 2 fabricados pela Tec Toy, uma hora ou outra da vida, podem acabar sofrendo com um problema bastante comum no sinal de cores das imagens. Quando esse problema ocorre, a imagem apresentada na tela fica sempre em preto e branco, porém é algo fácil de se resolver, e ensinaremos agora a receita:

1 - Desmonte o Master System e retire a chapa metalica que envolve a placa mãe do console.
2 - Ligue o Master System e o conecte na TV. Isso é necessário para se fazer a regulagem.
3 - Com tudo ligado, e a tela em preto branco sendo exibida na TV, procure na placa mãe o capacitor variável com o topo amarelo (também conhecido como trimpot, é um capacitor com uma especie de parafuso em cima).
4 - Com uma chave, vá girando o parafuso do trimpot até que as cores apareçam.


A imagem na verdade não é preto e branco... é apenas um tom cinza acentuado. O segredo é regular o nivel dessa tonalidade.

Normalmente, apenas isso é o suficiente para se resolver esse tipo de problema, porém há alguns poucos casos em que é necessário trocar esse trimpot, mas são raras essas situações.

Acenda seu console! Instale um led no Master 3!

Sempre tive a vontade de possuir um Master 3, e quando finalmente consigo um, me deparo com alguns probleminhas dele... Primeiro, é que nunca dá pra ter realmente certeza de que o console tá ligado só olhando pra chavinha, principalmente quando estou instalando ele numa TV com mil cabos AV tumultuados... Segundo, é que uma luizinha ali faz falta mesmo :mrgreen:
A primeira vez em que vi um Master do tipo Master System 3 com led, foi um Master System Collection que enviei para o nosso amigo ooXxXoo, que também adcionou um botão de reset! Bom, primeiro então vamos mostrar como instalar o led.

fonte: Rony Ketchum (o especialista Cool ) ooXxXoo e o Giga que reuniu o conhecimento dos dois Very Happy

Você irá precisar de um resistor de 75 ohms 1/8W, um led (retangular de preferência) e Ferro de solda, sugador, solda...
Primeiro, localize o CI regulador de voltagem (é tipo um transistor com o numero 7805 estampado e tambem com apenas três perninhas, fica perto dos fios que saem da fonte e alimentam o console - fios vermelhos e pretos em geral) na placa mãe do Master 3. Solde um fio na segunda e terceira perninha do CI (para saber qual é a primeira, é só olhar o CI com o lado da identificação voltado pra você, e contar as perninhas da esquerda pra direita). Agora, solde os fios na seguinte ordem:

Fio da 2º perna => no ponto negativo do LED
Fio da 3º perna => ponto negativo do resistor => solde a outra ponta do resistor no ponto positivo do LED

Ligue o console e faça o teste. Caso o LED não acenda, é possivel que a polaridade dos fios esteja errada. Inverta tudo e ligue novamente.

Uma dica boa, é abrir um pequeno espaço na parte plastica do console para acomodar ali o LED. Você pode seguir a sugestão mostrada na foto abaixo:
(vou por a foto aqui assim que o ooXxXoo me envia-la :mrgreen: )

Botão de reset para o Master 3
fonte: Rony, quem mais?

O Master System 3 tem lá suas deficiências... uma delas é a falta de um botão reset. Apesar do reset oficial do console funcionar na base do liga/desliga, um botãozinho é sempre mais prático que aquela travinha :mrgreen:
Para a instalação desse botão você irá precisar:

Um botão ( Rolling Eyes ), mas que de preferência tenha um tamanho e aparência bem discreta. Recomendo fortemente que use um daqueles que fazem um barulho de click, igual ao dos mouses.
Um par de fios para soldagem
Solda, estanho, sugador, etc e etc.

Vamos à instalação:

1 - Abra o console, e procure o chip SEGA 315-5216. Não sabe qual é? É o mais esquisitão.
2 - Solde um dos fios no pino 22 do chip. Se preferir, solde o fio na parte de baixo do console, no mesmo ponto onde tá soldado o pino. Mas, se você é um daqueles caras que conseguem soldar até fio de cabelo, sinta-se a vontade para soldar o fio direto no pino do chip.

Esta é uma ilustração do chip, para auxiliar apenas na identificação dos pinos.

3 - Solde o outro fio na borda laranjada da placa mãe. Essa borda é o terra do console (ground).
4 - Solde os fios no botão.

Facil não? Agora, toda vez que quiser dar uma apagada rápida no console, é só pressionar o botão. Se você tiver escolhido um botão discreto e pequeno, poderá encaixa-lo no plastio do console no ponto onde quiser!

Instalando um botão reset no Master System 3 rev.1 (aquele da placa mãe menor)

Este Master system, tem os chips 315-5680 e 315-5681 divididos... para acrescentar um botão de reset, você precisará encontrar um ponto de solda, que sai de um dos pinos do 315-5680:



É o terceiro ponto que fica perto da borda do 315-5680.



Agora, solde um fio no lado negativo de um diodo 1N1914, e solde o outro lado do diodo no ponto de solda dessa maneira:



Pegue o botão, solde o fio do diodo em um dos contatos do botão, e no outro contato, solde um fio e ligue-o no terra/ground do console (é a borda laranja ao redor de toda a placa).



Prontinho! Um reset switch de primeira!

Mod em Master System Collection

A Tec Toy (também conhecida como "Treco Toy"), nunca deixou de comercializar o Master System, apesar de que os novos Master Systems serem na verdade um emulador desse video game. De qualquer forma, é possível fazer alguns mods em alguns desses concolse. O nosso amigo ooXxXoo, enviou alguns passo a passo, com fotos e tudo mais, para a instalação de diversos no Master System Collection com 112 jogos na memória. Segue abaixo:

Gigacom
Ativo
Ativo

Mensagens : 188
Data de inscrição : 24/01/2010

http://www.gigaoldgames.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por error em Dom Jan 24, 2010 6:06 pm

Shocked Caracas Giga esse topico ficou perfeito,ta super completo,engraçado é que eu nao tinha visto ele no sega brasil mas nunca é tarde.Parabens giga.

_________________

error
Administrador
Administrador

Mensagens : 1053
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 23
Localização : Tokyo-to

http://segaforever.forum-livre.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por rael_gc em Qui Fev 25, 2010 9:24 am

Excelente o tópico! Adorei ler!

Mas ainda tá faltando coisas, não? Eu fui todo animado pra ler o mod do chip fm, e... cadê ele?

rael_gc
Recém chegado
Recém chegado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/02/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Edi (FZ2D) em Qui Fev 25, 2010 9:53 am

rael_gc escreveu:Excelente o tópico! Adorei ler!

Mas ainda tá faltando coisas, não? Eu fui todo animado pra ler o mod do chip fm, e... cadê ele?

O Giga esqueceu ou não deu pra escrever tanta coisa la no post.
Vamos cobrar ele pra colocar a parte 2 Laughing

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Rafael em Sab Mar 06, 2010 5:02 pm

Muito legal, bem explicado e engraçado xD. Bom trabalho! Very Happy

_________________

Rafael
Moderador
Moderador

Mensagens : 257
Data de inscrição : 12/07/2009
Idade : 18

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Odin em Ter Jun 22, 2010 9:00 pm

Muito bom! Não sabia que tinha tanta coisa assim Laughing

_________________



Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3785
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Gigacom em Seg Jun 28, 2010 7:12 am

Ah obrigado gente Very Happy Esse é um post e tanto mesmo. Pois é, eu vou falar sim sobre como espetar um chip FM no Master, sem ter que gastar horrores com isso. É simples, e facil. Só para adiantar, é preciso ter o tal chip FM, alguns capacitores e um bom ferro de solda.
Ultimamente ando ocupado com a construção do meu proprio site... por isso ando meio sumido dos comentários, apesar de sempre estar lembrando de todos vocês (e quase nunca acessando, mas isso é outra historia Embarassed ).

Gigacom
Ativo
Ativo

Mensagens : 188
Data de inscrição : 24/01/2010

http://www.gigaoldgames.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por fenixgamesdd em Sab Abr 02, 2011 2:51 pm

Cara parabésn pélo tópico , tenho um Master Sy. aqui e não liga e naum fasso ideia oq ele tem , ja abri ele ,ja vi se tinha sinal de algum componente queimado e nada , a fonte nuam tenho certeza ja testei ela, alguma dica ???

fenixgamesdd
Recém chegado
Recém chegado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/04/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Gigacom em Sab Abr 02, 2011 7:43 pm

fenixgamesdd escreveu:Cara parabésn pélo tópico , tenho um Master Sy. aqui e não liga e naum fasso ideia oq ele tem , ja abri ele ,ja vi se tinha sinal de algum componente queimado e nada , a fonte nuam tenho certeza ja testei ela, alguma dica ???
Olá Fenix! Seja bem vindo ao forum. Obrigado pelos elogios. Sobre o seu problema, acredito que o problema seja mesmo a fonte... se não liga, com certeza o problema é lá. Teria como você postar uma foto da fonte aberta? Quem sabe assim não consigo identificar o problema e te passo uma solução Smile

Gigacom
Ativo
Ativo

Mensagens : 188
Data de inscrição : 24/01/2010

http://www.gigaoldgames.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por ari789 em Sab Abr 09, 2011 2:54 pm

Mals por ressusitar o topico

mais não resistir

EU tinha o master system portatil branco ou melhor tenho mais ta quebrado Rolling Eyes

ari789
Recém chegado
Recém chegado

Mensagens : 17
Data de inscrição : 30/03/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Edi (FZ2D) em Sab Abr 09, 2011 7:04 pm

ari789 escreveu:Mals por ressusitar o topico

mais não resistir

EU tinha o master system portatil branco ou melhor tenho mais ta quebrado Rolling Eyes

Fique a vontade para postar aonde quiser ari789. Os tópicos se encontram mortos ate que alguem se interesse pelo assunto. Não precisa ficar acanhado Smile

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Odin em Sab Abr 09, 2011 7:15 pm

Abre ele e tira umas fotos da placa, talvez o tio Giga consiga ajudar Laughing

Pessoal lembrando que nem todos os jogos funcionam com o chip FM, a maioria dos jogos compativeis com esse chip são japoneses e tem um simbolo mostrando que esse jogo é compativel, são raros os jogos da Tec Toy compativeis com esse chip.

_________________



Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3785
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Craudião em Seg Maio 09, 2011 7:43 pm

Estou postando apenas para elogiar a qualidade deste post...

Parabens cara, ficou muito bom...

Craudião
Muito experiente
Muito experiente

Mensagens : 593
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 32
Localização : Volta Redonda - RJ

http://www.youtube.com/user/craudiaocarcomesmo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por YaJony95 em Dom Ago 28, 2011 10:30 pm

Parabéns Gigacom!
Muito completo Wink

YaJony95
Recém chegado
Recém chegado

Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/08/2011
Idade : 21

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Bataglia em Qui Ago 02, 2012 11:45 am

Caras, é o seguinte: estou com um Master System, que está ligando, mas depois disso eu ouço somente o som e nada de imagem... alguém já teve um problema parecido?

Bataglia
Participativo
Participativo

Mensagens : 25
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 32
Localização : Piracicaba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Odin em Qui Ago 02, 2012 1:03 pm

bataglia escreveu:Caras, é o seguinte: estou com um Master System, que está ligando, mas depois disso eu ouço somente o som e nada de imagem... alguém já teve um problema parecido?
Qual cabo você utilizou? Será o AV ou RF? Se for o modelo 1 e 2 tem as duas entradas, se for o 3 só tem o RF, talvez seja defeito no cabo que você esta usando.

_________________



Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3785
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Bataglia em Qui Ago 02, 2012 6:10 pm

Odin escreveu:
bataglia escreveu:Caras, é o seguinte: estou com um Master System, que está ligando, mas depois disso eu ouço somente o som e nada de imagem... alguém já teve um problema parecido?
Qual cabo você utilizou? Será o AV ou RF? Se for o modelo 1 e 2 tem as duas entradas, se for o 3 só tem o RF, talvez seja defeito no cabo que você esta usando.

RF, mas ele funciona, sim. No atari dá vídeo, no Master, não.

Bataglia
Participativo
Participativo

Mensagens : 25
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 32
Localização : Piracicaba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Odin em Qui Ago 02, 2012 6:16 pm

bataglia escreveu:RF, mas ele funciona, sim. No atari dá vídeo, no Master, não.
E o modelo, qual é o modelo de seu Master? O 1/2 ou 3?

Talvez um pequeno pingo de solda em baixo do conector RF resolva, mas não tenho certeza.

_________________



Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3785
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Toadjbp em Qui Ago 02, 2012 7:04 pm

bataglia escreveu:Caras, é o seguinte: estou com um Master System, que está ligando, mas depois disso eu ouço somente o som e nada de imagem... alguém já teve um problema parecido?
Qual é o seu master system amigo?

_________________

Toadjbp
Moderador
Moderador

Mensagens : 1051
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Bataglia em Qui Ago 02, 2012 7:08 pm

Toadjbp escreveu:
bataglia escreveu:Caras, é o seguinte: estou com um Master System, que está ligando, mas depois disso eu ouço somente o som e nada de imagem... alguém já teve um problema parecido?
Qual é o seu master system amigo?

Odin escreveu:E o modelo, qual é o modelo de seu Master? O 1/2 ou 3?

Talvez um pequeno pingo de solda em baixo do conector RF resolva, mas não tenho certeza.

1... voltando para minha casa eu tento pirat

Bataglia
Participativo
Participativo

Mensagens : 25
Data de inscrição : 02/08/2012
Idade : 32
Localização : Piracicaba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Sega-lupinho em Sex Ago 03, 2012 8:22 am

Que muito louco esse tópico. Vou até ressucitar o "master" que eu tenho em casa.

Sega-lupinho
Participativo
Participativo

Mensagens : 88
Data de inscrição : 16/07/2012
Idade : 28
Localização : Santo André

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Joanilson41 em Seg Set 17, 2012 8:30 pm

battaglia, conseguiu fazer seu master funcionar? acabei de comprar um de um colega meu, mas está com o mesmo problema, já tentei pelo RF (em um cabo que meu irmão estava usando para um Mega Drive e estava funcionando) e pelo RCA (por um cabo que estava funcionando em um aparelho de DVD), mas em ambos os casos, eu ouço o som da SEGA ao ligar o console, porém não há imagem, no RF a imagem fica toda preta, no RCA é como se eu tivesse ligado só o cabo de audio...

Já passei algodão por tudo, compressor de ar pra tirar a poeira e até agora nada.

Joanilson41
Participativo
Participativo

Mensagens : 21
Data de inscrição : 17/09/2012
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Pegasuskyu em Seg Set 17, 2012 10:29 pm

Eh... Sem querer cortar o barato de todos mas, cadê o restante do tópico? Não consegui ver a parte 2 (a instalação do chip FM no Master e a criação das fontes...)

Pegasuskyu
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 553
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 43
Localização : Goiânia (Back to my roots...)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Toadjbp em Ter Set 18, 2012 7:57 am

joanilson41 escreveu:battaglia, conseguiu fazer seu master funcionar? acabei de comprar um de um colega meu, mas está com o mesmo problema, já tentei pelo RF (em um cabo que meu irmão estava usando para um Mega Drive e estava funcionando) e pelo RCA (por um cabo que estava funcionando em um aparelho de DVD), mas em ambos os casos, eu ouço o som da SEGA ao ligar o console, porém não há imagem, no RF a imagem fica toda preta, no RCA é como se eu tivesse ligado só o cabo de audio...

Já passei algodão por tudo, compressor de ar pra tirar a poeira e até agora nada.
Qual o modelo do seu Master amigo?

_________________

Toadjbp
Moderador
Moderador

Mensagens : 1051
Data de inscrição : 25/10/2011
Idade : 35
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Joanilson41 em Ter Set 18, 2012 6:50 pm

Toadjbp escreveu:
joanilson41 escreveu:battaglia, conseguiu fazer seu master funcionar? acabei de comprar um de um colega meu, mas está com o mesmo problema, já tentei pelo RF (em um cabo que meu irmão estava usando para um Mega Drive e estava funcionando) e pelo RCA (por um cabo que estava funcionando em um aparelho de DVD), mas em ambos os casos, eu ouço o som da SEGA ao ligar o console, porém não há imagem, no RF a imagem fica toda preta, no RCA é como se eu tivesse ligado só o cabo de audio...

Já passei algodão por tudo, compressor de ar pra tirar a poeira e até agora nada.
Qual o modelo do seu Master amigo?

Master System 1 da Tectoy

Joanilson41
Participativo
Participativo

Mensagens : 21
Data de inscrição : 17/09/2012
Idade : 29

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Master System

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:25 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum