Últimos assuntos
» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Qui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Qui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Ter Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» hello apresentação
Seg Jun 27, 2016 1:54 pm por KleberJax

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Dom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Hello World.
Dom Jun 12, 2016 7:22 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Qui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Seg Maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Sex Maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

» Sega Cd com leitor "batendo"
Qui Maio 19, 2016 9:15 pm por Odin

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Login

Esqueci minha senha

Sega CD quase morto

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sega CD quase morto

Mensagem por Rodrigo Justi em Qui Mar 15, 2012 4:16 pm

Senhores (horas, itas)...

Por indicação do bom e velho admin Edi, to trazendo a todos vocês meu problema que já está completando idade daqui a algum tempo.

Vou contar a história desde o início.

Comprei um Sega CD. De acordo com o anunciante, funcionava perfeitamente. De acordo com o anunciante. Veio com caixa, manual... Lindão. Assim que chegou, liguei o Bicho. Só Sewer Shark funcionava. Nenhum outro jogo (tinha Sonic CD originalzinho) não rodou. Testei com uma penca de jogos e nada. Chegaram a me sugerir trocar a unidade ótica. Comprei uma e troquei. Mas nada. Aí ferrou de vez. Não roda mais nada, nem mexe a unidade. Até na montagem removi um ponto de solda que tinha que remover, mas mesmo assim nada.

Sugestões? Dizem as más línguas que aqui nessa área tem um técnico da pesada... What a Face

Nota: O bicho liga e carrega a BIOS. Mas não roda o CD. Depois de um tempo diz que não tem CD na unidade.

Rodrigo Justi
Ativo
Ativo

http://ossegredosdainformatica.blogspot.com/

Re: Sega CD quase morto

Mensagem por error em Qui Mar 15, 2012 4:47 pm

Rodrigo Justi escreveu:Senhores (horas, itas)...

Por indicação do bom e velho admin Edi, to trazendo a todos vocês meu problema que já está completando idade daqui a algum tempo.

Comprei um Sega CD. De acordo com o anunciante, funcionava perfeitamente. De acordo com o anunciante. Veio com caixa, manual... Lindão. Assim que chegou, liguei o Bicho. Só Sewer Shark funcionava. Nenhum outro jogo (tinha Sonic CD originalzinho) não rodou. Testei com uma penca de jogos e nada. Chegaram a me sugerir trocar a unidade ótica. Comprei uma e troquei. Mas nada. Aí ferrou de vez. Não roda mais nada, nem mexe a unidade. Até na montagem removi um ponto de solda que tinha que remover, mas mesmo assim nada.

Sugestões? Dizem as más línguas que aqui nessa área tem um técnico da pesada... What a Face

Nota: O bicho liga e carrega a BIOS. Mas não roda o CD. Depois de um tempo diz que não tem CD na unidade.

Que coincidencia, eu tenho um sega cd que esta fazendo exatamente a mesma coisa, só roda o sewer shark original que veio junto mas roda bem mal travando toda hora entao eu tenho certeza que trocando a unidade resolve, talvez voce tenha dado azar e comprou uma unidade otica defeituosa ou fez algo de errado na instalaçao ( como tocar no circuito ), tente comprar outra e instalar com muito cuidado, logo eu vou comprar uma para trocar no meu ai eu conto o resultado Very Happy

error
Administrador
Administrador

http://segaforever.forum-livre.com

Mensagem por Rodrigo Justi em Qui Mar 15, 2012 4:50 pm

error escreveu:
Rodrigo Justi escreveu:Senhores (horas, itas)...

Que coincidencia, eu tenho um sega cd que esta fazendo exatamente a mesma coisa, só roda o sewer shark original que veio junto mas roda bem mal travando toda hora entao eu tenho certeza que trocando a unidade resolve, talvez voce tenha dado azar e comprou uma unidade otica defeituosa ou fez algo de errado na instalaçao ( como tocar no circuito ), tente comprar outra e instalar com muito cuidado, logo eu vou comprar uma para trocar no meu ai eu conto o resultado Very Happy
Amigo, como eu já troquei uma vez e deu zebra, vou esperar você trocar e me dizer se deu certo, aí eu compro onde você comprou, tenho medo de comprar outra e me ferrar denovo. Neutral

Rodrigo Justi
Ativo
Ativo

Mensagem por Edi (FZ2D) em Qui Mar 15, 2012 5:08 pm

Vocês dois devem pedir ajuda pro toadbjp Smile
Ele resolve o baguio Very Happy

Por enquanto, vão dando um lida no tutorial do Pegasuskyu pra ver se ja da uma clareada Very Happy

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

http://www.edireviews.blogspot.com/

Mensagem por Bittelo em Sex Mar 16, 2012 9:37 pm

Onde compraram a unidade óptica...? Tenho dois Sega Cd aqui e um deles está com problema parecido, a diferença é que o meu as vezes lê os discos e em outras não.

Bittelo
Experiente
Experiente

Mensagem por Edi (FZ2D) em Sab Mar 17, 2012 2:23 pm

Bittelo escreveu:Onde compraram a unidade óptica...?

Aqui tem uma... com frete grátis e aqui outra Very Happy

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagem por Bittelo em Sab Mar 17, 2012 8:56 pm

Opa, valeu Edi, vou pegar essa do Mercado Livre e torcer pra que resolva o problema do meu Sega CD !!!

Bittelo
Experiente
Experiente

Mensagem por Craudião em Sab Mar 17, 2012 9:02 pm

Já tentou simplesmente alinhar o drive de cd??? Os de computador não são dificeis de alinhar, eu mesmo já alinheialguns...

Craudião
Muito experiente
Muito experiente

http://www.youtube.com/user/craudiaocarcomesmo

Mensagem por Bittelo em Sab Mar 17, 2012 9:06 pm

Craudião escreveu:Já tentou simplesmente alinhar o drive de cd??? Os de computador não são dificeis de alinhar, eu mesmo já alinheialguns...

Já tentei sim, fiz seguindo o tutorial do Giga !!!

Bittelo
Experiente
Experiente

Mensagem por Pegasuskyu em Sab Mar 17, 2012 9:21 pm

Segundo um grande amigo meu (o Zé, que é o meu 'mecânico de videogames da família'...), o problema relacionado PODE SER duas coisas:

1º - a já citada unidade óptica. A primeira coisa a se fazer ANTES de trocar a unidade é uma coisa simples e besta. Já pensaram em fazer um 'fio terra' que ficará ligado em vcs ao chão ou parede?

[quote=fio terra]

Criar um aterramento é simples, barato e prático. Principalmente pra quem está mexendo com equipamentos eletrônicos. Basta apenas arrumar uma pulseira de relógio (se tiver o relógio, pode servir tbm), ou pra quem não tem tanta grana, um fio grande, que vai servir pro relógio tbm.

Amarre o fio grande na fivela do relógio (na PULSEIRA!) e pregue ele na parede ou então, aperte a outra ponta no chão, embaixo do pé da cadeira que vc está sentado.

No caso mais pobre, apenas amarre no pulso ou calcanhar o fio, deixando que a parte metálica esteja encostando no seu corpo. Depois, faça o mesmo procedimento dito no parágrafo acima. [/quote~]

2º - Esse problema já é BEM mais grave e pode envolver a troca de uma peça. Aparentemente, o BS do Sega CD superaquece, desligando o sistema do CD rom automaticamente. EM CASOS GRAVES, a peça pode nem estar funcionando (E essa é a parte chata do negócio). O jeito é achar uma peça similar e trocá-la.

Eu já estou com uma pesquisa engrenada sobre isso e DIZEM que tem um modelo de PSX que utiliza uma peça identica. Ainda não testei, mas quando testar, postarei aqui.

Pegasuskyu
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Toadjbp em Dom Mar 18, 2012 2:30 am

Bão...
Sinto muito informar mas o defeito é a unidad ótica...
Tão certo como 2 + 2 são 5 que é a unidade ótica... Razz
Preciso saber se a unidade ótica é 210A ou 240A...
Se for 210A tem somente um trimpot o qual você adiantando muito pouco por vez no sentido horário você pode encontrar um ponto o qual ela pode voltar a ler bem, claro que isso diminui a vida útil do leitor, mas se já tá ruim não tem problema, mas lembre-se!!! de pouquinho em pouquinho para não passar do ponto... Muitas vezes isso resolve.
Se for 240A ela tem três trimpot para ajuste da intensidade do laser, essa é broca!!! É a mesma unidade de Neo Geo Front Loader e também no Sega Cd e Mega CD ambos de gaveta, quase nunca se consegue um ajuste depois que desalinha, mesmo quando há alinhamento é um trampo de várias horas sem um bom resultado. Portanto, só outra.
Como disse que é quase certo que 2 + 2 são 5 é porque com raríssimas excessões desalinha o ajuste da placa mãe... ou céus!!
Há tambem um trimpot na placa mãe perto do flat ou fios que seguem para o leitor (dependendo do modelo são fios com encaixe que saem da placa para o leitor ou flat) também tem modelos que possuem 2 trimpots ou rarissímos modelos com 3, mas na grande maioria dos nacionais são apenas um trimpot na placa. Recomendo que se tentar o ajuste no leitor não dê resultado, tente o da placa, antes de tudo, com uma caneta de marcar cd, marque o local onde o trimpot está ajustado para depois se não houver sucesso volte o trimpot para o mesmo local onde estava. Primeiro faça o do leitor, se não tiver sucesso compre outro leitor e se mesmo assim não obter sucesso faça o da placa.
Como disse primeiramente, a probabilidade do leitor está ruim é de 99,9%.
Quem tiver dificuldades pergunte aqui que postarei fotos dos ponto em questão... Razz

Toadjbp
Moderador
Moderador

Mensagem por Odin em Dom Mar 18, 2012 1:20 pm

Acho que ainda esse ano vou comprar meu Sega CD, que um amigo vai me vender e que faz um tempão que negociamos, mas tem um problema, ele ganhou esse Sega CD nos anos 90 e provavelmente faz mais de 10 anos que ele não usa, ele esta em exelente estado estético, com caixa e só falta os manuais, mas não sei se ele funciona perfeitamente, pois ele não tem um Mega para testar... Será que ele pode ter estragado por não ter sido usado todos esses anos?

Odin
Moderador
Moderador

Mensagem por Edi (FZ2D) em Dom Mar 18, 2012 7:02 pm

Odin escreveu:Acho que ainda esse ano vou comprar meu Sega CD, que um amigo vai me vender e que faz um tempão que negociamos, mas tem um problema, ele ganhou esse Sega CD nos anos 90 e provavelmente faz mais de 10 anos que ele não usa, ele esta em exelente estado estético, com caixa e só falta os manuais, mas não sei se ele funciona perfeitamente, pois ele não tem um Mega para testar... Será que ele pode ter estragado por não ter sido usado todos esses anos?

Pode ter certeza de que vai funcionar perfeitamente. Consoles retro guradados por muito tempo, são sinal de funcionamento perfeito Very Happy

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagem por Odin em Dom Mar 18, 2012 10:41 pm

Edi (FZ2D) escreveu:Pode ter certeza de que vai funcionar perfeitamente. Consoles retro guradados por muito tempo, são sinal de funcionamento perfeito Very Happy
Tomara que funcione, ele esta muito bem conservado, parece impecavel, só falta o manual para ficar mais impecavel ainda Laughing

Mas não sei ainda quando vou ficar com ele, mas ja esta comprado a mais de 1 ano, ele esta no interior de MG na casa dos pais desse meu amigo que mora em BH, parece que foi muito pouco usado.

Odin
Moderador
Moderador

Mensagem por Rodrigo Justi em Seg Mar 19, 2012 7:15 am

E agora, troco ou não troco? Eis a questão. Vou tirar umas fotos para vosvimes verificarem se há algum erro na montagem do bicho, ou se o único jeito é trocar mesmo.

Rodrigo Justi
Ativo
Ativo

Mensagem por Toadjbp em Seg Mar 19, 2012 10:38 am

Rodrigo Justi escreveu:E agora, troco ou não troco? Eis a questão. Vou tirar umas fotos para vosvimes verificarem se há algum erro na montagem do bicho, ou se o único jeito é trocar mesmo.
Pode trocar amigo, quando receber a unidade, retire a proteção de solda e evite tocar nos contatos ou componentes.
E compre com alguém que dê garantia, pois vários lugares vendem e não dão garantia.
Qualquer dúvida estamos aqui... Razz

Toadjbp
Moderador
Moderador

Mensagem por Rodrigo Justi em Seg Mar 19, 2012 11:45 am

toadjbp escreveu:
Rodrigo Justi escreveu:E agora, troco ou não troco? Eis a questão. Vou tirar umas fotos para vosvimes verificarem se há algum erro na montagem do bicho, ou se o único jeito é trocar mesmo.
Pode trocar amigo, quando receber a unidade, retire a proteção de solda e evite tocar nos contatos ou componentes.
E compre com alguém que dê garantia, pois vários lugares vendem e não dão garantia.
Qualquer dúvida estamos aqui... Razz
Mais uma coisa: Vocês sabem onde posso achar essa unidade ótica que realmente funcione? Meu Sega CD é o lateral (modelo II) então se puderem me recomendar, agradeço de coração. Very Happy

Rodrigo Justi
Ativo
Ativo

Mensagem por Toadjbp em Seg Mar 19, 2012 12:23 pm

Amigo, é 240A ou 210A?

Toadjbp
Moderador
Moderador

Mensagem por Rodrigo Justi em Seg Mar 19, 2012 12:24 pm

toadjbp escreveu:Amigo, é 240A ou 210A?
Já me disseram que tanto faz uma como a outra no modelo II do Sega CD, verdade? Vou ver lá em casa (postando do trabalho) e depois informo.

Rodrigo Justi
Ativo
Ativo

Mensagem por Edi (FZ2D) em Seg Mar 19, 2012 3:34 pm

Rodrigo Justi escreveu:Mais uma coisa: Vocês sabem onde posso achar essa unidade ótica que realmente funcione? Meu Sega CD é o lateral (modelo II) então se puderem me recomendar, agradeço de coração. Very Happy

Edi (FZ2D) escreveu:Aqui tem uma... com frete grátis e aqui outra Very Happy

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagem por Rodrigo Justi em Seg Mar 19, 2012 4:08 pm

Edi (FZ2D) escreveu:
Rodrigo Justi escreveu:Mais uma coisa: Vocês sabem onde posso achar essa unidade ótica que realmente funcione? Meu Sega CD é o lateral (modelo II) então se puderem me recomendar, agradeço de coração. Very Happy

Edi (FZ2D) escreveu:Aqui tem uma... com frete grátis e aqui outra Very Happy

Nega, acho que tem coisa pra você me passar via MP... Não esquece, to doido pra saber... Very Happy

E vamos negociar isso aí também se estiver a fim e o valor for bom.

Rodrigo Justi
Ativo
Ativo

Mensagem por Toadjbp em Seg Mar 19, 2012 8:02 pm

Rodrigo Justi escreveu:
toadjbp escreveu:Amigo, é 240A ou 210A?
Já me disseram que tanto faz uma como a outra no modelo II do Sega CD, verdade?

Amigo, não sei quem te informou mas são bem diferentes uma da outra.
Abaixo fotos das respectivas unidades:

Aqui uma 210A, circulado em vermelho está o Trimpot para ajuste do foco do laser, repare que ao lado estão os encaixes do conector que é ligado a placa mãe do Sega CD.

Aqui uma 240A, circulado em vermelho estão os 3 Trimpots para ajuste do laser, abaixo o conector onde encaixa o flat que vai ligado a placa mãe do Sega CD, bem diferente da 210A.

Aqui está a placa do Sega CD, compatível com 210A, circulado em vermelho estão os Trimpots de ajuste do laser na placa, mas estes só devem ser ajustados caso seja constatado que o defeito não está no leitor e sim na placa, o que é pouco provável no seu caso.
Qualquer dúvida poste aqui. Razz

Toadjbp
Moderador
Moderador

Mensagem por Rodrigo Justi em Seg Out 01, 2012 8:06 am

Amigos...

Tenho duas notícias: Uma boa e outra ruim.

A boa é que o Sega CD está vivo! Coloquei Prince of Persia e quase chorei!

A má é que: Lê os CDs como se os mesmos estivessem "riscados" (os CDs são originais e estão em perfeito estado). Um exemplo: Quando ele está nas fases, ás vezes a música pára, e depois volta, e para e fica sem som, ou quando sai da fase não pega mais, aí eu reseto tudo e nada funciona... E depois as vezes funciona.

E a propósito: Já mexi nos potenciômetros da placa, mas bati foto delas das posições originais pra poder voltar as bagaças ao lugar de origem. Mas mesmo mexendo neles, ainda não resolveu. Não cheguei a mexer no potenciômetro da unidade ótica, vou esperar a opnião perita de vocês. Very Happy

E aí... Ele vai viver ou vai entrar no coma denovo? bounce

Rodrigo Justi
Ativo
Ativo

Mensagem por Odin em Seg Out 01, 2012 3:06 pm

Funcionar acho que pode funcionar até como novo, mas depende do leitor que você comprar... Talvez a lente que você comprou não seja das melhores, e deve ter melhores por ai... Razz

Odin
Moderador
Moderador

Mensagem por Rodrigo Justi em Seg Out 01, 2012 5:00 pm

Odin escreveu:Funcionar acho que pode funcionar até como novo, mas depende do leitor que você comprar... Talvez a lente que você comprou não seja das melhores, e deve ter melhores por ai... Razz
Mas esse leitor é novinho, já comprei o primeiro e não funcionou. Puxa. Sad

Rodrigo Justi
Ativo
Ativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:47 pm

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: