Últimos assuntos
» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Qui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Qui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Ter Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» hello apresentação
Seg Jun 27, 2016 1:54 pm por KleberJax

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Dom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Hello World.
Dom Jun 12, 2016 7:22 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Qui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Seg Maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Sex Maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

» Sega Cd com leitor "batendo"
Qui Maio 19, 2016 9:15 pm por Odin

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Login

Esqueci minha senha


Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por Odin em Qua Abr 04, 2012 5:07 pm

Pessoal é o seguinte, eu baixei algumas ISOs do Rom Hustler e do Emuparadire de PC-Engine e gostaria de joga-las no emulador que uso, mas infelizmente elas vieram com aqueles arquivos de música e não rodam nesse emulador... Faz dias que baixei elas, mas não sei como joga-las, eu queria converte-las para ISOs normais (BIN+CUE) e sem arquivos de música, como faço para converte-las desse jeito?

Também tenho alguns jogos de Neo Geo CD, Amiga CD32 e outras que também queria converte-las desse jeito e eliminar os arquivos de música.

_________________



Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3785
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por JOSEPH ROBERT em Qua Abr 04, 2012 8:46 pm

Odin, se vc quiser e por um acaso não souber, te digo um passo a passo de como transformar essas isos com músicas em isos funcionais para os emuladores de pc engine e neo geo cd (não sei se esse procedimento também serviria para o amiga). Aproveitando esse tópico, seo vc não se importar, alguém também poderia me ajudar. Adquiri um pc engine, porém estou com o seguinte problema: Tenho algumas isos aqui que funcionam perfeitamente no emulador, porém essas isos no pc engine funcionam com os sons normais, porém as músicas não funcionam nele)! E agora quem poderá me ajudar?????

_________________
Meu Facebook

JOSEPH ROBERT
Moderador
Moderador

Mensagens : 1390
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 42
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por Odin em Qua Abr 04, 2012 8:49 pm

JOSEPH ROBERT escreveu:Odin, se vc quiser e por um acaso não souber, te digo um passo a passo de como transformar essas isos com músicas em isos funcionais para os emuladores de pc engine e neo geo cd (não sei se esse procedimento também serviria para o amiga). Aproveitando esse tópico, seo vc não se importar, alguém também poderia me ajudar. Adquiri um pc engine, porém estou com o seguinte problema: Tenho algumas isos aqui que funcionam perfeitamente no emulador, porém essas isos no pc engine funcionam com os sons normais, porém as músicas não funcionam nele)! E agora quem poderá me ajudar?????
Tudo bem, se você souber um método pode me passar aqui Laughing

Não tem problema, pode usar esse tópico também.

_________________



Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3785
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por Edi (FZ2D) em Qua Abr 04, 2012 11:02 pm

JOSEPH ROBERT escreveu:E agora quem poderá me ajudar?????


Pra começar, é fácil converter as ISOs de Neo Geo CD e as do Amiga CD32, porém, O PROCESSO NÃO VAI FUNCIONAR NO PC-ENGINE.
As ISOs de PC-Engine devem estar no formato BIN+CUE, pois, se de alguma forma as faixas das músicas ja tiverem sidos convertidas para MP3, ela NUNCA MAIS VAI FUNCIONAR NO CONSOLE REAL.

Mas por que?

Por que quando se extrai uma faixas de música do CD, ele adiciona 2 segundos no inicio da faixa (PREGAP) ou no final (POSTGAP).
Existe uma possibilidade mínima de que a ISO funcione no console. Tomen nota... Esse método é para ISOs cujo o formato esta em ISO+CUE+MP3, ou mesmo ISO+CUE+WAV

1. Transforme as faixas das músicas de MP3 para WAVE 16 bit stéreo 44000MHz (Usem o DBPowerAmp).

2. Depois é necessário criar uma Cuesheet. Não adianta tentar o SegaCUEMaker, se não a ISO não vai funcionar nem no Magic Engine.
Existe um programa chamado TOC Fixer.

3. Separe em uma pasta a ISO do jogo com as faixas WAV. Selecione o jogo no TOC Fixer, depois cliquem em Browse, selecione a ISO do jogo e depois clique em Repair. O TOC Fixer vai procurar as faxias, verificar o tamanho de cada uma delas e depois repará-las no arquivo cuesheet.
Se o processo correu bem, o programa vai dar uma notificação, caso contrário, ele vai dizer que as faixas estão corrompidas, lembrando, que da pra usar o Magic Engine com as faixas corrompidas.

4. Por ultimo, deve se verificar a real exatidão do tamanho das faixas. Crie um Drive Virtual com a ISO no PC e abra o Magic Engine e selecione Boot CD no menu e observe a região que indica o drive em que a ISO esta emulada.
Se as faixas estiverem irreparáveis, o emulador vai mostrar em vermelho a mensagem BAD TOC, nesse caso, não tem jeito. Nem no emulador vai rodar.
Se não aparecer nada, as faixas não estão no tamanho real, mas também não estão corrompidas, daí será possível jogar no emulador, mais jamais vai funcionar no video game.
Se aparecer o nome do jogo, quer dizer que as faixas estão exatamente no tamanho correto. Grave em um bom CD-R utilizando a menor velocidade possível que dou certeza que o video game vai ler o jogo.

Download TOC Fixer

Senha para descompactação = segaforever

Na época, não existia a pirataria como hoje, então, a forma que a NEC usou para protejer o console de rodar cópias, é a mesma que vemos em Lunar do Sega CD e em outros jogos.
A ISO cálcula o tamanho exato da faixa. Se a faixa tiver um decimo de segundo a mais, ou a menos, ela não faz leitura do jogo. Por isso o TOC Fixer auxilia para que o cuesheet ajuste essa diferença, lembrando que o simples fato de converter a faixa de WAV para MP3, ja muda o tamanho dela.
Eu disse que o SegaCueMaker não funciona. Vou demonstrar a diferença abaixo da cuesheet utilizada em uma ISO de qualquer video game, e depois uma de PC-Engine:

Cuesheet de uma ISO de Neo Geo CD

Spoiler:
FILE "Mutation Nation.ISO" BINARY
TRACK 01 MODE1/2048
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 02.wav" WAVE
TRACK 02 AUDIO
PREGAP 00:03:00
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 03.wav" WAVE
TRACK 03 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 04.wav" WAVE
TRACK 04 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 05.wav" WAVE
TRACK 05 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 06.wav" WAVE
TRACK 06 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 07.wav" WAVE
TRACK 07 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 08.wav" WAVE
TRACK 08 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 09.wav" WAVE
TRACK 09 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 10.wav" WAVE
TRACK 10 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 11.wav" WAVE
TRACK 11 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 12.wav" WAVE
TRACK 12 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 13.wav" WAVE
TRACK 13 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 14.wav" WAVE
TRACK 14 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 15.wav" WAVE
TRACK 15 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 16.wav" WAVE
TRACK 16 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 17.wav" WAVE
TRACK 17 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 18.wav" WAVE
TRACK 18 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 19.wav" WAVE
TRACK 19 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 20.wav" WAVE
TRACK 20 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 21.wav" WAVE
TRACK 21 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 22.wav" WAVE
TRACK 22 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 23.wav" WAVE
TRACK 23 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 24.wav" WAVE
TRACK 24 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "Mutation Nation 25.wav" WAVE
TRACK 25 AUDIO
INDEX 01 00:00:00

Obs. Esse método é para qualquer console que utilize uma ISO com faixas CDDA. Sega CD, Sega Saturn, Amiga CD32, PlayStation... e qualquer outro console de CD.

Cuesheet de uma ISO de PC-Engine

Spoiler:
FILE "TRACK01.WAV" WAVE
TRACK 01 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK02.ISO" BINARY
TRACK 02 MODE1/2048
PREGAP 00:03:00
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK03.WAV" WAVE
TRACK 03 AUDIO
PREGAP 00:02:00
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK04.WAV" WAVE
TRACK 04 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK05.WAV" WAVE
TRACK 05 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK06.WAV" WAVE
TRACK 06 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK07.WAV" WAVE
TRACK 07 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK08.WAV" WAVE
TRACK 08 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK09.WAV" WAVE
TRACK 09 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK10.WAV" WAVE
TRACK 10 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK11.WAV" WAVE
TRACK 11 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK12.WAV" WAVE
TRACK 12 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK13.WAV" WAVE
TRACK 13 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK14.WAV" WAVE
TRACK 14 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK15.WAV" WAVE
TRACK 15 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK16.WAV" WAVE
TRACK 16 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK17.WAV" WAVE
TRACK 17 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK18.WAV" WAVE
TRACK 18 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK19.WAV" WAVE
TRACK 19 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK20.WAV" WAVE
TRACK 20 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK21.WAV" WAVE
TRACK 21 AUDIO
INDEX 01 00:00:00
FILE "TRACK22.ISO" BINARY
TRACK 22 MODE1/2048
PREGAP 00:03:00
INDEX 01 00:00:00

Obs.: Essa cuesheet usada como exemplo acima, é 100% funcional, tanto em emulador, como em console real. Notem que os jogos de PC-Engine, normalmente tem dois arquivos binários (duas ISOs).

Espero ter ajudado Very Happy
Me da +REP aí Cool

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por Odin em Qua Abr 04, 2012 11:14 pm

Valeu Edi, vou ver se consigo aqui Laughing

Eu achei ISOs em BIN+CUE no emuparadise, mas elas éram grandes demais e achei outras menores no Rom Hustler, só que elas vinham com esses arquivos de música... E gostaria de converte-las para jogar no emulador, se elas vão ficar sem música então vou excluir todas e baixar as do emuparadise mesmo. Eu mostrei um link de um DD2 de PC Engine para o Joseph, éra só BIN+CUE, mas ele me disse que ficou sem músicas no console, então essa éra uma ISO que tinha arquivos de música antes Mad

Vou ver se aprendo a finalmente gravar ISOs com os arquivos de música, ou converte-las, até hoje não aprendi isso Razz

_________________



Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3785
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por JOSEPH ROBERT em Qua Abr 04, 2012 11:25 pm

"Não constavam com a minha astúcia"! K7, caí aqui na gargalhada com essa imagem do chapolim!! Edi vou seguir esse seu passo a passo. Muito Obrigado por essa dica valiosa!

_________________
Meu Facebook

JOSEPH ROBERT
Moderador
Moderador

Mensagens : 1390
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 42
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por Edi (FZ2D) em Qua Abr 04, 2012 11:34 pm

Odin escreveu:...Eu mostrei um link de um DD2 de PC Engine para o Joseph, éra só BIN+CUE, mas ele me disse que ficou sem músicas no console, então essa éra uma ISO que tinha arquivos de música antes Mad ...

Se as músicas estiverem corrompidas, o emulador não roda, mas como eu disse, o Magic Engine vai ler as músicas, o video game não. É o segundo caso que eu citei. Faça o teste. Converta as faixas para WAV, utilize o TOC Fixer e teste a ISO no Magic Engine.
Se o Magic Engine informar o nome do jogo, ele funciona no video game, se não aparecer nada, o Magic Engine roda o jogo com música e tudo, mas o video game não faz leitura do jogo, se der BAD TOC, delete a ISO pois ela não vai funcionar de forma alguma Very Happy

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por Odin em Qua Abr 04, 2012 11:51 pm

Beleza, eu uso o emulador TurboEngine032 com todas as bios, mas acho que deve acontecer a mesma coisa.

_________________



Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3785
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por Edi (FZ2D) em Qui Abr 05, 2012 1:03 am

Odin escreveu:Beleza, eu uso o emulador TurboEngine032 com todas as bios, mas acho que deve acontecer a mesma coisa.

É Magic Engine ou nada Smile

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por Odin em Sex Abr 06, 2012 1:14 am

Edi (FZ2D) escreveu:É Magic Engine ou nada Smile
Eu nunca gostei muito dele porque é crackeado e achava ele dificil de rodar os jogos em CD, por isso acabei pesquisando e achando outros emuladores free.

Mas o que mais gostei foi do Turboengine, eu queria achar um que emulasse facilmente os jogos em CD e peguei as bios de um Magic Engine que você postou e adicionei nele, e acabei gostando desse emulador. Só que na primeira vez que joguei tive que configuar o som e a imagem, fora isso ele funcionou perfeitamente todos os jogos, se você quizer dar uma olhada baixe ele aqui:

http://www.mediafire.com/?af9e4nbw7r738m3

Só estou mostrando ele para você porque gostei desse emulador e achei ele mais fácil.

_________________



Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3785
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por JOSEPH ROBERT em Sex Abr 06, 2012 11:12 pm

Edi, fiz um teste, porém ainda não gravei pelo seguinte: tenho 2 isos diferentes aqui do jogo Double Dragon 2; Fiz todo o procedimento que vc especifica e quando seleciono boot cd no emulador aparece escrito "pce cd" e não o nome do jogo como vc disse que deveria estar! :fuuu:

_________________
Meu Facebook

JOSEPH ROBERT
Moderador
Moderador

Mensagens : 1390
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 42
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por Odin em Sex Abr 06, 2012 11:20 pm

Aproveitando, baixei uma ISO do Rom Hustler de Neo Geo CD, e as músicas vieram em MP3, qual formato e a taxa de bits devo converte-las?

_________________



Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3785
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por JOSEPH ROBERT em Sex Abr 06, 2012 11:30 pm

Odin escreveu:Aproveitando, baixei uma ISO do Rom Hustler de Neo Geo CD, e as músicas vieram em MP3, qual formato e a taxa de bits devo converte-las?

Odin, eu sempre usei o format factory para mudar o formato MP3 para WAV, porém lá nesse programa não possui seleção de taxa de bits e nunca tive problemas por causa disso para jogar esses jogos no neo geo cd. Vamos aguardar o Edi para ver o que ele diz.

_________________
Meu Facebook

JOSEPH ROBERT
Moderador
Moderador

Mensagens : 1390
Data de inscrição : 05/05/2010
Idade : 42
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por Odin em Sex Abr 06, 2012 11:37 pm

JOSEPH ROBERT escreveu:
Odin escreveu:Aproveitando, baixei uma ISO do Rom Hustler de Neo Geo CD, e as músicas vieram em MP3, qual formato e a taxa de bits devo converte-las?

Odin, eu sempre usei o format factory para mudar o formato MP3 para WAV, porém lá nesse programa não possui seleção de taxa de bits e nunca tive problemas por causa disso para jogar esses jogos no neo geo cd. Vamos aguardar o Edi para ver o que ele diz.
Beleza, eu sempre usei o Switch Sound File Converter, existe uma versão free mas uso a paga/crackeada, que converte em tudo que é formato e bits, mas vou tentar aqui com o Format Factory, pois tenho ele aqui e uso ele para outras funções.

_________________



Odin
Moderador
Moderador

Mensagens : 3785
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 30
Localização : Palácio Valhalla - Asgard

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por Edi (FZ2D) em Sab Abr 07, 2012 3:13 am

JOSEPH ROBERT escreveu:Edi, fiz um teste, porém ainda não gravei pelo seguinte: tenho 2 isos diferentes aqui do jogo Double Dragon 2; Fiz todo o procedimento que vc especifica e quando seleciono boot cd no emulador aparece escrito "pce cd" e não o nome do jogo como vc disse que deveria estar! :fuuu:

Bom, isso quer dizer que reconheceu como um jogo. Casos críticos mesmo são os Bad Tocs. Tente gravar pra ver se o console aceita e nos conte. Observe também se as músicas estão completas durante o jogo.

JOSEPH ROBERT escreveu:
Odin escreveu:Aproveitando, baixei uma ISO do Rom Hustler de Neo Geo CD, e as músicas vieram em MP3, qual formato e a taxa de bits devo converte-las?

Odin, eu sempre usei o format factory para mudar o formato MP3 para WAV, porém lá nesse programa não possui seleção de taxa de bits e nunca tive problemas por causa disso para jogar esses jogos no neo geo cd. Vamos aguardar o Edi para ver o que ele diz.

O ideal é sempre usar WAV 16 bit Stereo 44100 MHz Very Happy
Sempre utilizei o DBPowerAmp, e no passado, utilizava Music Match Jukebox. Os dois aparecem as opções para selecionar Cool

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

Mensagens : 4256
Data de inscrição : 08/01/2010
Idade : 31
Localização : São Paulo/Zona Leste

http://www.edireviews.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como transformar ISOs de PC-Engine e outros em ISOs normais?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:29 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum