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[megaTUTO] Gravações de jogos - COMO GRAVAR!

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[megaTUTO] Gravações de jogos - COMO GRAVAR!

Mensagem por Pegasuskyu em Dom Out 21, 2012 10:41 pm

Esse post será APENAS com tutoriais de gravação de jogos para diferentes sistemas, seja CD ou DVD.

Estou pesquisando em diversos sites sobre o assunto, para que sejam postados apenas os tutoriais que funcionam. E, enquanto isso (quando tenho midias disponíveis...) farei os testes com os tutoriais para apontar o que funciona e o que NÃO FUNCIONA (que aparecerá com escrito em vermelho, caso tenha sido postado indevidamente.)

(por favor, moderadores, não apaguem os posts que forem acusados de não funcionamento (com um NÃO FUNCIONA desses), para que cataloguemos as melhores opções de gravação pra nossos equipamentos caseiros.

As respostas que vocês derem aos posts, por favor, adicionem em quote, apenas o título do post do tutorial, e depois de fechar o quote, postem suas perguntas ou dicas explicando o que aconteceu na sua gravação, tá bom?

Ficará mais ou menos assim em suas respostas:
Exemplo:
SEGA CD - Gravando um jogo com o IMGBurn
Link original do site: http://www.ai.doeu.com.br
(é um site que não existe, óbvio) :cool:

E então, virá o seu post, entenderam?

CASO VOCÊS RESOLVAM POSTAR ALGUM TUTORIAL (o que agradeço de coração a ajuda...)

Postem da seguinte forma:

Título do post/tutorial (caso não tenha, definam no título, o hardware (SEGA CD, Saturn, Playstation/PSX, PS2 e assim por diante) e criem um título falando da gravação utilizando o programa indicado no tutorial (NERO, IMGBurn, Alcohol 120%, CLONE CD/DVD e assim vai)
Abaixo do título, postem o link do site (sem pular linhas. Exemplo)

SEGA CD - Gravando um jogo com o IMGBurn
Link original do site: http://www.ai.doeu.com.br

...E, de preferência, centralizado, pra ficar mais fácil (e bonitinho!)

Só assim, teremos uma database que praticamente nenhum site tem (quero dizer, TODOS os tutoriais que funcionam)

E, pra não esquecer, pra quem fizer os testes, lembrem de postar a sua configuração de hardware (placa mãe, processador, memória, sistema operacional e o mais importante, marca e se possível, modelo da gravadora que vc está utilizando. Geralmente essa informação aparece nos programas de gravação)

Com isso, poderemos fazer o melhor.

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Re: [megaTUTO] Gravações de jogos - COMO GRAVAR!

Mensagem por Pegasuskyu em Ter Out 23, 2012 7:57 pm

Informações Básicas - Parte 01: Métodos de gravação


Primeiramente, vamos começar com algumas coisas que NECESSITAMOS saber sobre certas alternativas que tendem a aparecer em certos programas:

Por exemplo...

Pra quem usa o ALCOHOL 120%, existe uma função que é o MÉTODO DE GRAVAÇÃO. Nela, encontramos coisas absurdamente estranhas pra nós (que entendemos um pouco de computadores e sistemas operacionais. Imaginem pra quem não entende 'lhufas desses programas...) como:

RAW/SAO
TAO
RAW SAO+SUB
RAW DAO

E pra que isso serve? Bom, seriam (a grosso modo), formatos de proteção de gravações anteriores, o que pode influenciar na gravação de nossas imagens (que também terá um post só sobre os formatos diferenciados que existem).

Segundo um post, achado no Babooforum....



Resumidamente seria isto:

DAO = disc-at-once - o laser grava do ínicio ao final do disco sem interrupção

SAO = session-at-once - será permitida uma única sessão no disco

RAW = trata-se de um modo de gravação onde os programas parecem ter maior tamanho que o realmente teriam, isto para dificultar a cópia.

Os arquivos de imagem RAW contêm os dados, o cabeçalho e informações sobre correção de erro para a trilha. O tamanho do bloco é 2352 bytes.

SUB = Este é o sub-canal de dados para texto.

Para gravar um VCD por exemplo o modo correto é o DAO por não haver interrupção na gravação, obviamente estas interrupções causam uma pequena pausa na leitura.
LINK do site

...Mas não aceitei apenas essa explicação! Então, procurei mais um pouco e achei essa explicação (que está originalmente em inglês)


Before reading this post you must know that when you extract an image from a CD (useful in order to do a 'true copy' of the CD, whose layout is made up by 'sectors', 74 min = 330,000 sectors) you can extract data in many ways:
1) 'cooked' (2048 bytes/sector);
2) RAW (2352 bytes/sector)
3) RAW+SUB (2352 bytes + 96 bytes for subchannel data P-W = 2448 bytes)
SUB data are sometimes used for storing CD-TEXT, CD-G (Karaoke) and some protection methods.


Well, when you burn back the extracted info on a CD-R you can choose between 5 different burning modes (not all software supports them):

(Bem, quando você grava (burn - sentido normal, 'queimar') as informações extraídas de um CD-R, você pode escolher entre 5 modos diferentes de gravação (nem todos os programas os suportam, assim como as gravadoras): )

1) TAO (track-at-once).
You burn on the CD-R all data (2048 of 2352) but recalculate - thereby changing them - all correction codes. On multiple tracks CDs, the laser pauses between them (this mean you cannot record Live Audio CDs without gaps)

(Você grava todos os dados do CD-R (2048 de 2352) mas com recálculos - com isso, alterando - todos os códigos de correção. Em cds contendo multiplas faixas, o laser se pausa entre elas (isso significa que você não pode gravar cds de shows ao vivo sem pausas)

2) DAO/SAO (disc-at-once , session-at-once).
As TAO, but the laser does not pause between tracks. This way you will not add extra pauses between tracks. You can record Live Audio CDs without gaps.
(SAO is smilar to DAO, but DAO closes the disc, SAO closes only the last session)

(Segue a linha do TAO, mas o laser não pausa entre as faixas. Deste modo você não pode adicionar pausas extras entre as faixas. Você pode gravar shows ao vivo sem essas falhas. (SAO é similar ao DAO, mas DAO fecha o disco. SAO fecha apenas a última sessão!)

3) RAW SAO (sometimes simply called 'RAW Write').
You burn all 2352 bytes you extrcatced on the CD. Since you do not recalculate ECC/EDC, you end up with an 1:1 copy of the sector. Please note that since the error correction codes are not recalculated, the chance of burning incorrect data is higher. Avoid burning at very high speed.

(Às vezes, conhecido apenas como 'RAW Write')
(Você grava todas os 2352 bytes que você extraiu do CD. Desde que você não recalculou o ECC/EDC, você terminará com uma cópia 1:1 do setor. POR FAVOR, perceba que os códigos de correção de erros NÃO FORAM RECALCULADOS (os ECC/EDC), então, a chance de uma gravação incorreta é maior. EVITE GRAVAÇÕES NESSE FORMATO na velocidade máxima!!!!)

4) RAW SAO 16 (sometimes called DAO 16).
As RAW SAO, but you'll also write P and Q subchannel data (8 bytes each). You need an image complete with .SUB info to do that (CloneCD, for instance; .BIN/.CUE format is no good for that since olny stores the 2352 part). You'll end up with an 1.1 copy of the sector plus the P-Q subchannels.

(Algumas vezes, conhecido como DAO 16)
Segue a linha RAW SAO, mas você também escreve os subcanais P e Q (de 8 bytes cada). Você necessitará de uma imagem completa com informações .SUB para fazer isso (O Clone CD, por exemplo, as imagens no formato .BIN/.CUE não são boas pra ele já que eles apenas armazenam a parte 2352), Você irá terminar com uma cópia 1:1 do setor, mais os subcanais P-Q)

5) RAW DAO (sometimes called DAO 96).
As above, but you'll also write P - W subchannel data. As above, you need an image complete with .SUB info to do that. You'll end up with a 'perfect' copy (1.1 copy of the sector plus the P-W subchannels).

(Algumas vezes, chamado de DAO 96)
Assim como a versão acima citada, mas você também terá os dados dos subcanais P-W. Da mesma forma da versão acima, você necessitará de um arquivo .SUB pra fazer tal coisa. Você terminará com uma cópia 'perfeita (cópia 1:1 do setor mais os subcanais P-W)

For backup purposes of many protected CDs RAW DAO is suggested.

(Para os propósitos de backup de muitos cds protegidos, a sugestão é RAW DAO)

If your burner does not support RAW DAO you might try these minimal settings (to be confirmed yet):
(Se a sua gravadora não suporta o formato RAW DAO, você poderá tentar essas configurações (a serem confirmadas) (os mais novos modelos de gravadoras já aceitam esse formato...)

- Safedisc and Laserlock backups NEED at least RAW SAO (Safedisc v.2 backup needs also FantomCD/Alcohol's 'Bypass EFM errors' or CloneCD's 'Amplify Weak Sectors' settings)

-SAFEDISC e LASERLOCK (formatos de bloqueio de cópias), DEVEM USAR, pelo menos, RAW SAO (backups de SAFEDISC v.2 necessitam da opção 'Transpor Erros EFM' nos programas ALCOHOL e FantomCD ou, no CloneCD, 'Amplificar Setores Fracos')

- SecuROM and Libcrypt (PSX) NEED at least RAW SAO 16.

(SECUROM E LIBCRYPT (PSX) NECESSITAM de ser pelo menos, RAW SAO 16)

...O mais 'engraçado' é saber que, tais assuntos (importantes pra se evitar de perder TANTAS mídias) não são falados e nem pesquisados direto! Afinal de contas, o que adianta (digamos assim) você comprar um Fusca e, na hora que der problemas, você levar o seu carro em um mecânico e dizer que nem sabe quem o fabricou?

Então, achei melhor iniciar essa complexa pesquisa, delineando passo a passo, as opções iniciais e os formatos de imagem que são os assuntos mais simples, porém, esquecidos de todos.

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Re: [megaTUTO] Gravações de jogos - COMO GRAVAR!

Mensagem por Pegasuskyu em Qua Out 24, 2012 3:21 pm

Informações Básicas - Parte 02: Imagens, seus formatos e suas diferenças básicas
Links: Pesquisa feita na Wikipedia e Fileinfo.com (com edições para se postar aqui)

Aqui começa uma biblioteca de formatos de imagens mais comuns a todos, juntamente com suas explicações do porque existe tal formato.

O que é uma imagem? (no caso, uma imagem de um disco, por exemplo)

Imagem de disco consiste em um arquivo único contendo toda a estrutura e conteúdo de uma unidade de armazenamento digital de dados, seja um HD, CD, DVD, SSD ou outra. Uma imagem de disco geralmente é criada a partir da cópia setor-a-setor da mídia de origem, ignorando seus sistema de arquivos, e, dessa maneira, replicando perfeitamente a estrutura e o conteúdo da unidade de armazenamento.
LINK da explicação


ISO (International Organization for Standardization) (engraçado ver que o significado de ISO deveria ser IOS.... Mas, deixa pra lá!)

o formato ISO é uma imagem de CD, DVD ou BD de um sistema de arquivos ISO9660. Em outras palavras, refere-se a qualquer imagem de um disco óptico, mesmo uma imagem UDF (que aparecerá logo! Não se preocupem...).

Como é típico em imagens de disco, para além dos arquivos de dados que estão contidos na imagem ISO, também contém todos os metadados do sistema de arquivos, incluindo o código inicial (ou de arranque, como dizem em Portugal), estruturas e atributos. Toda esta informação está contida num único arquivo. Estas propriedades tornam uma alternativa atraente aos meios físicos para a distribuição de software que requer esta informação adicional, pois é fácil de obter através da Internet.

Alguns dos usos mais vulgares incluem a distribuição de sistemas operacionais, tais como sistemas Linux ou BSD e Live CDs.

A maioria dos programas de gravação de CD/DVD consegue reconhecer e usar as imagens de CD, possibilitando a cópia de dados de média existentes ou criando novas unidades a partir de arquivos/pastas existentes, porém ainda são raras as imagens ISO de BD (Blu-ray Disc) e somente poucos programas suportam as imagens ISO de BD. A maioria dos sistemas operacionais (incluindo Mac OS, Mac OS X, BSD, Linux, e Windows com Microsoft Virtual CD-ROM panel ) permitem que essas imagens sejam montadas como se fossem discos físicos, tornando-se de alguma forma úteis como um formato de armazenamento universal.

Emuladores de consoles, tais como o ePSXe, e muitos outros emuladores que lêem CD/DVD são capazes de ler os arquivos ISO/BIN (e outros formatos similares) em vez de ler diretamente do leitor de CDs. Também se obtém um rendimento muito superior ao se utilizar um arquivo ISO, pois não há tempo de espera (exaerado) para que o CD/DVD esteja pronto e também pela velocidade de Entrada/Saída no disco rígido ser muitas vezes superior ao dos leitores de CD/DVD.

Os arquivos de imagens (.iso) são bastante comuns para jogos. Os jogos para consoles (Wii, Xbox, Xbox 360, PS1, PS2, PS3, PSP) utilizam este formato.

Os programas que conseguem trabalhar com esse formato de dados são:

MAC OS
Apple Disk Utility
Roxio Toast 11
Parallels Desktop 8 for Mac
VMware Fusion 4
VideoLAN VLC media player

Windows
Nero 12
Roxio Creator NXT Pro
WinISO
Microsoft Windows Disc Image Burner
Corel WinZip 16.5
ISO Master
PeaZip
Alcohol 120%
MagicISO MagicDisc
DT Soft DAEMON Tools
Lightning UK! ImgBurn
Impressum CDBurnerXP
SlySoft Virtual CloneDrive
NeoSmart Technologies EasyBCD
LSoft Technologies Active@ ISO Burner
LINUX
Canonical Furius ISO Mount
VideoLAN VLC media player
ISO Master
Brasero
K3b
dd
LINK


CUE

Uma lista cue (cue sheet), ou arquivo cue (cue file), é um arquivo ASCII (texto plano, EDITÁVEL via programas de edição de texto, como por exemplo... Bloco de Notas - NOTA: tem gente que acha que esse programa não serve pra nada....) que especifica como as faixas de um CD devem estar dispostas. Listas Cue geralmente tem um nome de arquivo ".cue" . Ele foi usado originalmente pelo programa de gravação de CD CDRWIN, mas também é usado com outros programas de Cd e programas de reprodução de video.

Para um CD de audio, uma lista cue sheet pode especificar títulos e artistas do disco e suas faixas, também o nome de um ou mais arquivo de audio usados. geralmente são usados em arquivos MP3, WAV e BIN, mas alguns programas suportam outros formatos. Listas Cue são muito úteis para gravar CD ou ouvir à sets ao vivo em que todas as faixas são gravadas em um único arquivo.

Listas Cue também são usadas para muitos tipos de cd gravados em uma imagem de disco. O arquivo de imagem geralmente tem extensão ".bin".
Uma descrição das listas cue e uma lista de comandos pode ser encontrada no manual do usuário do CDRWIN.

Os programas que conseguem trabalhar com esse formato de dados são:

MAC OS
Roxio Toast 11
NTI Dragon Burn 4
Burn
Cog
VideoLAN VLC media player
Any text editor
Windows
Nero 12
Roxio Creator NXT Pro
Foobar2000
Corel WinDVD Pro 11
SQIANG Easy Cue Editor
Smart Projects IsoBuster
EZB Systems UltraISO
Alcohol 120%
Lightning UK! ImgBurn
VideoLAN VLC media player
Any text editor
LINUX
VideoLAN VLC media player

NO LINK, existe a lista de comandos e como proceder.
LINK



UDF

O Universal Disk Format (UDF) é uma especificação do formato de um sistema de arquivos em um disco ótico. É uma implementação do padrão ISO/IEC 13346 (também conhecido como ECMA-167). Ele é considerado um substituto para ISO 9660, e é amplamente usado para mídias óticas graváveis e regraváveis. O UDF é desenvolvido e mantido pela Optical Storage Technology Association (OSTA).
NESSE LINK tem alguma coisa a mais da explicação (se bem que achei meio complexa e sem sentido)
Outro link com explicações do formato (em inglês)


MDF/MDS

Formato de imagem similar ao arquivo .ISO, mas de uso por programas exclusivos como o ALCOHOL 120%. Os dados são gravados no arquivo .MDF, enquanto que, o MDS contem as informações de controle e das trilhas dos dados.

Os programas que conseguem trabalhar com esse formato de dados são:

Windows
ALCOHOL 120%
Cyberlink Power DVD 12
MagicISO
Smart Projects IsoBuster
WinMount International WinMount
DT Soft DAEMON Tools
H+H Software Virtual CD
PowerISO

(não houve citação da Wikipedia nesse caso, porque ele joga diretamente para o link do Alcohol 120%, dizendo que é um formato prioritário)
LINK


NRG

Padrão de imagem de disco criado pelo Software da NERO. Pode ser uma cópia exata de um CD/DVD ou pode conter uma coleção de arquivos que pode ser montado em um disco. Também pode ser usado para criar cópias ou backups de dados importantes.

Os programas que conseguem trabalhar com esse formato de dados são:

MAC OS
Roxio Toast 11
Roxio Popcorn 4
Windows
Nero 12
H+H Software Virtual CD
EZB Systems UltraISO
Smart Projects IsoBuster
WinMount International WinMount
Lightning UK! ImgBurn
MagicISO MagicDisc
PowerISO
Nrg2Iso
LINUX
Nero Linux
Nrg2Iso
nrg4iso
LINK


CSO

Uma imagem .ISO utilizada para arquivar jogos do PSP. POde ser incorporada a nove (uau! NOVE) níveis de compressão. Criado para utilização em programas como o Prometeus e o YACC (Yet Another CSO Compressor).

NOTA: Grandes níveis de compressão pode causar lentidão na carga das imagens CSO (um fato previsível)

Os programas que conseguem trabalhar com esse formato de dados são:

MAC OS
Prometeus
Windows
UMDGen
CisoPlus!
PSP ISO Compressor
YACC
LINK


Continua...

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Re: [megaTUTO] Gravações de jogos - COMO GRAVAR!

Mensagem por Pegasuskyu em Ter Dez 04, 2012 3:58 pm

Depois de algum tempo completamente parado, sem nenhuma atualização no post, começo com um tutorial simples:

[quote]
Informações Básicas parte 3 - Novos estilos de gravação


Bom, o caso é o seguinte:

Em ISOs mais antigas, encontradas na internet, sempre sofremos o pão que o 'cramunhão' pisou em gravações com formatos malucos (um dos piores era o assustador ISO+MP3, visto em inúmeras ISOs do PC Engine/Turbo Grafx e Sega Saturn)

Graças ao tanto de problemas, foram criados novos sistemas de dumpagem dos jogos originais, o que acarretou em facilidade de contenção do arquivo em si, aliado a uma maior facilidade de manejo desses arquivos para um cd/dvd alvo.

Aqui, faço um comentário sobre os novos formatos e suas vantagens para gravação dos jogos:

Para o Dreamcast, nós temos alguns projetos. Começo com o "The old school TOSEC emulation center"

TOSEC é um sistema de catalogação e conservação de softwares, Fimwares e recursos para computadores, mini computadores e consoles de videogame. O objetivo do projeto e catalogar e verificar todos os tipos possíveis de software, firmware e imagens para esses sistemas.

Isso indica que eles querem guardar tudo que foi lançado para esses formatos, sejam programas, jogos, sistemas... E sempre manter uma base geral pra isso. Bom pra nós! Esse tipo de projeto é uma mão na roda na hora de identificar sobre sofwares desconhecidos...

Depois dessa introdução, vamos aos projetos:

DCCM Project

O DCCM cuida de uma das maiores dificuldades para quem tem Dreamcast (E não tem grana pra comprar todos os jogos originais, ou seja, o meu caso...). Encontrar imagens ISO perfeitas para serem gravadas e rodadas no videogame.

Todo mundo sabe que, os jogos piratas de linhagem mais antiga para o DC, forçavam a unidade óptica, estragando o videogame. Pra piorar, eram mal 'engasgadas' em um cd, principalmente porque não havia uma forma decente de se reduzir os arquivos de um GD (acima de 1 giga de tamanho) para um CD (em torno de 700 megas), fazendo, pra isso, até divisões dos jogos para dois cds, ou tendo perda dos videos, ou cortando o audio, o que fazia o travamento do jogo e erros de leitura constantes.

Esse projeto corrige isso, criando um novo arquivo DUMMY para a conversão GDI-CD, redução da qualidade de audio (na imensa maioria das vezes, imperceptíveis), diminuição na qualidade dos videos (de novo, praticamente imperceptível), mantendo (na grande maioria das vezes) o SelfBoot, suas alterações regionais intactas e alinhamento REAL de TODAS as pastas e arquivos para que o videogame possa ler sem apresentar nenhum problema.

Como o projeto ainda não alcançou seus 3 ou 4 anos de vida (e ainda acho que estou exagerando), não existe uma longa lista de jogos disponíveis. Pra piorar, existem jogos que ainda não conseguiram uma conversão pra eles. Mas, a médio prazo (acredito eu que, até julho do ano que vem) teremos boas notícias.

Exemplos de jogos que passaram por tal 'Downsampling'

Death Crimson 2
Napple Tale - Arsia the Daydream
Tom Clancy's Rainbow Six

"The Dream Ressurection Project" (Mais conhecido como DCRES)

Esse é outro projeto de downsampling do Dreamcast, contando com o alinhamento das informações e patatí-patatá.

Seria praticamente igual ao projeto apresentado acima SE... Esse projeto não fosse exclusivamente pra ser rodado no videogame!

A qualidade feita nos jogos pela equipe é impressionante e já contam com mais de 150 jogos lançados com essa tecnologia até agora.

A listagem....


[ 206 Releases ]
[ 191 Game Releases ]
[ 162 Unique Games ]

*Note*: As time passed, DCRES quality criteria has increased, so older
releases may have failed on it. The ones marked with [OK] are the ones
that have been reviewed and passed it. The lack of [OK] doesn't mean
a release is bad though!

2008/10/10 - Crazy Taxi [OK]
2009/01/03 - Resident Evil CODE Veronica
2009/01/08 - Tomb Raider: The Last Revelation
2009/01/09 - Marvel Vs Capcom 2
2009/01/21 - Sonic Adventure (Single)
2009/01/21 - Sonic Adventure (Split)
2009/01/21 - Mr. Driller
2009/01/22 - Sonic Shuffle
2009/01/26 - Tony Hawk's Pro Skater [OK]
2009/01/30 - Sonic Shuffle *Repack*
2009/01/30 - Legacy Of Kain: Soul Reaver [OK]
2009/02/02 - Shadowman
2009/02/11 - Mr. Driller *Repack* [OK]
2009/02/14 - Grandia 2 (Split)
2009/02/16 - Biohazard CODE Veronica Complete
2009/02/20 - Jet Grind Radio
2009/02/20 - Tech Romancer
2009/02/20 - Dynamite Cop [OK]
2009/02/23 - Tony Hawk's Pro Skater 2
2009/02/23 - Fatal Fury: Mark Of The Wolves
2009/03/08 - Centipede
2009/03/08 - Soul Calibur [OK]
2009/03/15 - Resident Evil 2
2009/03/16 - Mortal Kombat Gold
2009/03/27 - Star Wars: Jedi Power Battles [OK]
2009/03/27 - Expendable
2009/03/28 - Sonic Adventure 2 (Split)
2009/03/29 - Sonic Adventure 2 (Single)
2009/03/29 - Tech Romancer *Repack*
2009/04/04 - Flag To Flag
2009/04/05 - Star Wars Episode 1: Racer
2009/04/05 - Tokyo Highway Challenge
2009/04/05 - Namco Museum [OK]
2009/04/10 - Genesis Collection
2009/04/10 - Time Stalkers
2009/04/11 - 18 Wheeler
2009/04/13 - Resident Evil CODE Veronica *Repack*
2009/04/18 - Sonic Adventure International
2009/04/18 - Centipede *PAL Fix* [OK]
2009/04/20 - Grandia 2 (Single)
2009/04/21 - Rayman 2
2009/04/21 - Star Wars Demolition
2009/04/26 - Shenmue
2009/05/01 - Resident Evil 3
2009/05/01 - Test Drive Le Mans [OK]
2009/05/01 - Silver
2009/05/02 - Midway's Greatest Arcade Hits: Volume 1
2009/05/02 - Spider-Man 2
2009/05/02 - Grand Threft Auto
2009/05/03 - Super Magnetic Neo
2009/05/03 - Fur Fighters
2009/05/06 - Soul Fighter
2009/05/06 - Power Stone 2
2009/05/06 - Power Stone [OK]
2009/05/06 - Ecco The Dolphin
2009/05/07 - Industrial Spy: Operation Espionage
2009/05/08 - Looney Tunes Space Race [OK]
2009/05/09 - Half-Life
2009/05/10 - Virtua Tennis
2009/05/10 - Dino Crisis
2009/05/10 - Toy Commander
2009/05/10 - Evolution [OK]
2009/05/10 - Evolution 2
2009/05/10 - MDK 2 [OK]
2009/05/11 - Charge 'N Blast
2009/05/12 - Aerowings
2009/05/15 - Aerowings 2
2009/05/15 - Yu Suzuki Game Works: Volume 1
2009/05/15 - Chu Chu Rocket
2009/05/16 - Fighting Force 2
2009/05/16 - Outtrigger
2009/05/16 - Sega Marine Fishing [OK]
2009/05/16 - Virtua Striker 2
2009/05/17 - Genesis Collection *Repack*
2009/05/19 - Grandia 2 (Single) *Repack*
2009/05/19 - Silent Scope
2009/05/19 - Test Drive 6
2009/05/20 - Vigilante 8: 2nd Offense
2009/05/20 - Dave Mirra Freestyle BMX
2009/05/22 - Tomb Raider: The Last Revelation *Repack*
2009/05/23 - Tomb Raider: Chronicles
2009/05/23 - Quake 3 Arena [OK]
2009/05/23 - Crazy Taxi 2
2009/05/24 - 102 Dalmatians
2009/05/27 - Floigan Bros: Episode 1
2009/05/27 - Marvel Vs Capcom [OK]
2009/05/28 - Sega GT [OK]
2009/05/28 - Dead Or Alive 2
2009/05/29 - Street Fighter 3: 3rd Strike
2009/05/29 - Worms Armageddon
2009/06/07 - Power Stone 2 *PAL 60hz Patch* [OK]
2009/07/14 - Headhunter (Split)
2009/07/21 - The Ring
2009/07/21 - Space Channel 5 [OK]
2009/07/22 - Space Channel 5 *Special Release* [OK]
2009/07/22 - Virtual On: Oratorio Tangram
2009/07/23 - The Last Blade 2 [OK]
2009/07/23 - Sonic Shuffle *Repack 2* [OK]
2009/07/23 - Gauntlet Legends
2009/07/23 - Illbleed
2009/07/26 - Sword Of The Berserk
2009/07/26 - South Park: Chef's Luv Shack
2009/07/27 - Carrier
2009/07/28 - Virtua Fighter 3tb
2009/07/28 - Walt Disney World Quest: Magical Racing Tour
2009/07/29 - 4 Wheel Thunder
2009/07/29 - 90 Minutes
2009/07/30 - Ceasars Palace 2000
2009/07/30 - Championship Surfer
2009/07/31 - Capcom Vs SNK
2009/08/01 - Chicken Run [OK]
2009/08/01 - Confidential Mission [OK]
2009/08/01 - Coaster Works [OK]
2009/08/02 - Unreal Tournament
2009/08/03 - Conflict Zone
2009/08/04 - Dinosaur
2009/08/03 - Death Crimson OX
2009/08/06 - Daytona USA
2009/08/06 - Demolition Racer
2009/08/06 - Donald Duck: Quack Attack
2009/08/09 - Dragonriders: Chronicles Of Pern
2009/08/12 - House Of The Dead 2 [OK]
2009/08/13 - Gunbird 2
2009/08/15 - UEFA Striker
2009/08/15 - Roadsters
2009/08/16 - Samba De Amigo
2009/08/16 - Street Fighter Alpha 3
2009/08/17 - Wacky Races
2009/08/18 - Zombie Revenge
2009/08/21 - Test Drive V-Rally
2009/08/21 - 4 Wheel Thunder *NTSC-J Fix* [OK]
2009/08/21 - Dino Crisis *PAL 60hz Patch* [OK]
2009/08/21 - Ultimate Fighting Championship
2009/08/21 - POD: Speedzone
2009/08/22 - EGG: Elemental Gimmick Gear [OK]
2009/08/22 - Frogger 2
2009/08/22 - Ikaruga [OK]
2009/08/22 - WWF Royal Rumble
2009/08/23 - Evil Dead: Hail To The King
2009/08/23 - Rez
2009/08/23 - F355 Challenge
2009/08/26 - Vanishing Point
2009/08/27 - Starlancer
2009/08/28 - Giga Wing 2
2009/08/28 - Mars Matrix [OK]
2009/08/29 - Speed Devils
2009/09/05 - South Park Rally
2009/09/18 - Confidential Mission *Freeze Fix* [OK]
2009/09/24 - BioHazard CODE Veronica *PAL 60hz Patch* [OK]
2009/10/18 - F1 World Grand Prix 2
2009/10/23 - Monaco Grand Prix
2009/10/24 - F1 World Grand Prix
2009/11/02 - Resident Evil CODE Veronica *Repack 2* [OK]
2009/11/06 - Shadowman *Repack*
2009/11/07 - Snow Surfers
2009/11/21 - Jet Grind Radio *Repack* [OK]
2009/11/22 - Hidden & Dangerous
2009/11/29 - Urban Chaos [OK]
2009/12/10 - Resident Evil 2 *Repack* [OK]
2009/12/12 - Psychic Force 2012 [OK]
2009/12/18 - Magforce Racing [OK]
2009/12/29 - NBA 2K [OK]
2009/12/30 - Trick Style [OK]
2010/01/01 - Fur Fighters *Repack* [OK]
2010/01/02 - Aqua GT [OK]
2010/01/03 - Sonic Shuffle *PAL 60hz Patch* [OK]
2010/01/03 - Soul Calibur *PAL 60hz Patch* [OK]
2010/01/04 - Space Channel 5 *PAL 60hz Patch for Single Release* [OK]
2010/01/04 - Space Channel 5 *PAL 60hz Patch for Special Release* [OK]
2010/01/07 - Sonic Adventure International *Repack* [OK]
2010/01/08 - Demolition Racer *Repack* [OK]
2010/01/08 - Star Wars Episode 1: Racer *Repack* [OK]
2010/01/13 - Virtua Tennis *Repack* [OK]
2010/01/13 - Kao The Kangaroo
2010/01/15 - Magforce Racing *Remastering Pack* [OK]
2010/01/15 - Virtua Striker 2 *Repack* [OK]
2010/01/15 - Power Stone *PAL 60hz Patch* [OK]
2010/01/17 - Seventh Cross Evolution [OK]
2010/01/19 - Marvel Vs Capcom 2 *Repack* [OK]
2010/01/22 - Tony Hawk's Pro Skater 2 *Repack* [OK]
2010/01/23 - Sega Marine Fishing *PAL 60hz Patch* [OK]
2010/01/29 - MDK 2 *Pal 60hz Patch* [OK]
2010/01/30 - Sword Of The Berserk *Repack* [OK]
2010/01/31 - Mars Matrix *Remastering Pack* [OK]
2010/02/14 - Centipede *Repack* [OK]
2010/02/22 - Blue Stinger [OK]
2010/02/26 - Evolution 2 *Repack* [OK]
2010/02/27 - Zero Gunner 2 [OK]
2010/05/16 - Headhunter (Single) [OK]
2010/06/10 - Evil Twin: Cyprien's Chronicles [OK]
2010/06/13 - Plasma Sword [OK]
2010/06/14 - Spawn: In The Demon's Hand [OK]
2010/06/21 - Toy Story 2: Buzz Lightyear To The Rescue [OK]
2010/07/05 - The Nomad Soul [OK]
2010/07/08 - Wild Metal
2010/07/16 - Heavy Metal Geomatrix [OK]
2010/07/18 - Re-Volt [OK]
2010/07/19 - World Series Baseball 2K1
2010/07/21 - Cannon Spike [OK]
2010/07/21 - Chaos Field [OK]
2010/07/26 - Tennis 2K2 [OK]
2010/08/01 - Aerowings *Repack* [OK]
2010/09/04 - Record Of Lodoss War [OK]
2010/10/02 - Puyo Puyo 4 [OK]
2011/06/06 - Rainbow Cotton [OK]
2011/06/20 - Rayman 2 *Repack* [OK]

Para gravar esses jogos deles, é recomendável o DiscJuggler. Alcohol 120% funciona, mas não é recomendável em muitas das vezes, portanto, DiscJuggler neles mesmo.

É muita coisa, né?

Continuando...

Pegasuskyu
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Re: [megaTUTO] Gravações de jogos - COMO GRAVAR!

Mensagem por Pegasuskyu em Ter Dez 04, 2012 4:02 pm

[quote="Pegasuskyu"]Depois de algum tempo completamente parado, sem nenhuma atualização no post, começo com um tutorial simples:

Informações Básicas parte 3 - Novos estilos de criação de imagens


Bom, o caso é o seguinte:

Em ISOs mais antigas, encontradas na internet, sempre sofremos o pão que o 'cramunhão' pisou em gravações com formatos malucos (um dos piores era o assustador ISO+MP3, visto em inúmeras ISOs do PC Engine/Turbo Grafx e Sega Saturn)

Graças ao tanto de problemas, foram criados novos sistemas de dumpagem dos jogos originais, o que acarretou em facilidade de contenção do arquivo em si, aliado a uma maior facilidade de manejo desses arquivos para um cd/dvd alvo.

Aqui, faço um comentário sobre os novos formatos e suas vantagens para gravação dos jogos:

Para o Dreamcast, nós temos alguns projetos. Começo com o "The old school TOSEC emulation center"

TOSEC é um sistema de catalogação e conservação de softwares, Fimwares e recursos para computadores, mini computadores e consoles de videogame. O objetivo do projeto e catalogar e verificar todos os tipos possíveis de software, firmware e imagens para esses sistemas.

Isso indica que eles querem guardar tudo que foi lançado para esses formatos, sejam programas, jogos, sistemas... E sempre manter uma base geral pra isso. Bom pra nós! Esse tipo de projeto é uma mão na roda na hora de identificar sobre sofwares desconhecidos...

Depois dessa introdução, vamos aos projetos:

DCCM Project

O DCCM cuida de uma das maiores dificuldades para quem tem Dreamcast (E não tem grana pra comprar todos os jogos originais, ou seja, o meu caso...). Encontrar imagens ISO perfeitas para serem gravadas e rodadas no videogame.

Todo mundo sabe que, os jogos piratas de linhagem mais antiga para o DC, forçavam a unidade óptica, estragando o videogame. Pra piorar, eram mal 'engasgadas' em um cd, principalmente porque não havia uma forma decente de se reduzir os arquivos de um GD (acima de 1 giga de tamanho) para um CD (em torno de 700 megas), fazendo, pra isso, até divisões dos jogos para dois cds, ou tendo perda dos videos, ou cortando o audio, o que fazia o travamento do jogo e erros de leitura constantes.

Esse projeto corrige isso, criando um novo arquivo DUMMY para a conversão GDI-CD, redução da qualidade de audio (na imensa maioria das vezes, imperceptíveis), diminuição na qualidade dos videos (de novo, praticamente imperceptível), mantendo (na grande maioria das vezes) o SelfBoot, suas alterações regionais intactas e alinhamento REAL de TODAS as pastas e arquivos para que o videogame possa ler sem apresentar nenhum problema.

Como o projeto ainda não alcançou seus 3 ou 4 anos de vida (e ainda acho que estou exagerando), não existe uma longa lista de jogos disponíveis. Pra piorar, existem jogos que ainda não conseguiram uma conversão pra eles. Mas, a médio prazo (acredito eu que, até julho do ano que vem) teremos boas notícias.

Exemplos de jogos que passaram por tal 'Downsampling'

Death Crimson 2
Napple Tale - Arsia the Daydream
Tom Clancy's Rainbow Six

"The Dream Ressurection Project" (Mais conhecido como DCRES)

Esse é outro projeto de downsampling do Dreamcast, contando com o alinhamento das informações e patatí-patatá.

Seria praticamente igual ao projeto apresentado acima SE... Esse projeto não fosse exclusivamente pra ser rodado no videogame!

A qualidade feita nos jogos pela equipe é impressionante e já contam com mais de 150 jogos lançados com essa tecnologia até agora.

A listagem....


[ 206 Releases ]
[ 191 Game Releases ]
[ 162 Unique Games ]

*Note*: As time passed, DCRES quality criteria has increased, so older
releases may have failed on it. The ones marked with [OK] are the ones
that have been reviewed and passed it. The lack of [OK] doesn't mean
a release is bad though!

2008/10/10 - Crazy Taxi [OK]
2009/01/03 - Resident Evil CODE Veronica
2009/01/08 - Tomb Raider: The Last Revelation
2009/01/09 - Marvel Vs Capcom 2
2009/01/21 - Sonic Adventure (Single)
2009/01/21 - Sonic Adventure (Split)
2009/01/21 - Mr. Driller
2009/01/22 - Sonic Shuffle
2009/01/26 - Tony Hawk's Pro Skater [OK]
2009/01/30 - Sonic Shuffle *Repack*
2009/01/30 - Legacy Of Kain: Soul Reaver [OK]
2009/02/02 - Shadowman
2009/02/11 - Mr. Driller *Repack* [OK]
2009/02/14 - Grandia 2 (Split)
2009/02/16 - Biohazard CODE Veronica Complete
2009/02/20 - Jet Grind Radio
2009/02/20 - Tech Romancer
2009/02/20 - Dynamite Cop [OK]
2009/02/23 - Tony Hawk's Pro Skater 2
2009/02/23 - Fatal Fury: Mark Of The Wolves
2009/03/08 - Centipede
2009/03/08 - Soul Calibur [OK]
2009/03/15 - Resident Evil 2
2009/03/16 - Mortal Kombat Gold
2009/03/27 - Star Wars: Jedi Power Battles [OK]
2009/03/27 - Expendable
2009/03/28 - Sonic Adventure 2 (Split)
2009/03/29 - Sonic Adventure 2 (Single)
2009/03/29 - Tech Romancer *Repack*
2009/04/04 - Flag To Flag
2009/04/05 - Star Wars Episode 1: Racer
2009/04/05 - Tokyo Highway Challenge
2009/04/05 - Namco Museum [OK]
2009/04/10 - Genesis Collection
2009/04/10 - Time Stalkers
2009/04/11 - 18 Wheeler
2009/04/13 - Resident Evil CODE Veronica *Repack*
2009/04/18 - Sonic Adventure International
2009/04/18 - Centipede *PAL Fix* [OK]
2009/04/20 - Grandia 2 (Single)
2009/04/21 - Rayman 2
2009/04/21 - Star Wars Demolition
2009/04/26 - Shenmue
2009/05/01 - Resident Evil 3
2009/05/01 - Test Drive Le Mans [OK]
2009/05/01 - Silver
2009/05/02 - Midway's Greatest Arcade Hits: Volume 1
2009/05/02 - Spider-Man 2
2009/05/02 - Grand Threft Auto
2009/05/03 - Super Magnetic Neo
2009/05/03 - Fur Fighters
2009/05/06 - Soul Fighter
2009/05/06 - Power Stone 2
2009/05/06 - Power Stone [OK]
2009/05/06 - Ecco The Dolphin
2009/05/07 - Industrial Spy: Operation Espionage
2009/05/08 - Looney Tunes Space Race [OK]
2009/05/09 - Half-Life
2009/05/10 - Virtua Tennis
2009/05/10 - Dino Crisis
2009/05/10 - Toy Commander
2009/05/10 - Evolution [OK]
2009/05/10 - Evolution 2
2009/05/10 - MDK 2 [OK]
2009/05/11 - Charge 'N Blast
2009/05/12 - Aerowings
2009/05/15 - Aerowings 2
2009/05/15 - Yu Suzuki Game Works: Volume 1
2009/05/15 - Chu Chu Rocket
2009/05/16 - Fighting Force 2
2009/05/16 - Outtrigger
2009/05/16 - Sega Marine Fishing [OK]
2009/05/16 - Virtua Striker 2
2009/05/17 - Genesis Collection *Repack*
2009/05/19 - Grandia 2 (Single) *Repack*
2009/05/19 - Silent Scope
2009/05/19 - Test Drive 6
2009/05/20 - Vigilante 8: 2nd Offense
2009/05/20 - Dave Mirra Freestyle BMX
2009/05/22 - Tomb Raider: The Last Revelation *Repack*
2009/05/23 - Tomb Raider: Chronicles
2009/05/23 - Quake 3 Arena [OK]
2009/05/23 - Crazy Taxi 2
2009/05/24 - 102 Dalmatians
2009/05/27 - Floigan Bros: Episode 1
2009/05/27 - Marvel Vs Capcom [OK]
2009/05/28 - Sega GT [OK]
2009/05/28 - Dead Or Alive 2
2009/05/29 - Street Fighter 3: 3rd Strike
2009/05/29 - Worms Armageddon
2009/06/07 - Power Stone 2 *PAL 60hz Patch* [OK]
2009/07/14 - Headhunter (Split)
2009/07/21 - The Ring
2009/07/21 - Space Channel 5 [OK]
2009/07/22 - Space Channel 5 *Special Release* [OK]
2009/07/22 - Virtual On: Oratorio Tangram
2009/07/23 - The Last Blade 2 [OK]
2009/07/23 - Sonic Shuffle *Repack 2* [OK]
2009/07/23 - Gauntlet Legends
2009/07/23 - Illbleed
2009/07/26 - Sword Of The Berserk
2009/07/26 - South Park: Chef's Luv Shack
2009/07/27 - Carrier
2009/07/28 - Virtua Fighter 3tb
2009/07/28 - Walt Disney World Quest: Magical Racing Tour
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2009/07/29 - 90 Minutes
2009/07/30 - Ceasars Palace 2000
2009/07/30 - Championship Surfer
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2009/08/01 - Chicken Run [OK]
2009/08/01 - Confidential Mission [OK]
2009/08/01 - Coaster Works [OK]
2009/08/02 - Unreal Tournament
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2009/08/03 - Death Crimson OX
2009/08/06 - Daytona USA
2009/08/06 - Demolition Racer
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2009/08/12 - House Of The Dead 2 [OK]
2009/08/13 - Gunbird 2
2009/08/15 - UEFA Striker
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2009/08/16 - Street Fighter Alpha 3
2009/08/17 - Wacky Races
2009/08/18 - Zombie Revenge
2009/08/21 - Test Drive V-Rally
2009/08/21 - 4 Wheel Thunder *NTSC-J Fix* [OK]
2009/08/21 - Dino Crisis *PAL 60hz Patch* [OK]
2009/08/21 - Ultimate Fighting Championship
2009/08/21 - POD: Speedzone
2009/08/22 - EGG: Elemental Gimmick Gear [OK]
2009/08/22 - Frogger 2
2009/08/22 - Ikaruga [OK]
2009/08/22 - WWF Royal Rumble
2009/08/23 - Evil Dead: Hail To The King
2009/08/23 - Rez
2009/08/23 - F355 Challenge
2009/08/26 - Vanishing Point
2009/08/27 - Starlancer
2009/08/28 - Giga Wing 2
2009/08/28 - Mars Matrix [OK]
2009/08/29 - Speed Devils
2009/09/05 - South Park Rally
2009/09/18 - Confidential Mission *Freeze Fix* [OK]
2009/09/24 - BioHazard CODE Veronica *PAL 60hz Patch* [OK]
2009/10/18 - F1 World Grand Prix 2
2009/10/23 - Monaco Grand Prix
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2009/11/02 - Resident Evil CODE Veronica *Repack 2* [OK]
2009/11/06 - Shadowman *Repack*
2009/11/07 - Snow Surfers
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2009/11/22 - Hidden & Dangerous
2009/11/29 - Urban Chaos [OK]
2009/12/10 - Resident Evil 2 *Repack* [OK]
2009/12/12 - Psychic Force 2012 [OK]
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2010/01/03 - Sonic Shuffle *PAL 60hz Patch* [OK]
2010/01/03 - Soul Calibur *PAL 60hz Patch* [OK]
2010/01/04 - Space Channel 5 *PAL 60hz Patch for Single Release* [OK]
2010/01/04 - Space Channel 5 *PAL 60hz Patch for Special Release* [OK]
2010/01/07 - Sonic Adventure International *Repack* [OK]
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2010/01/15 - Magforce Racing *Remastering Pack* [OK]
2010/01/15 - Virtua Striker 2 *Repack* [OK]
2010/01/15 - Power Stone *PAL 60hz Patch* [OK]
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2010/01/19 - Marvel Vs Capcom 2 *Repack* [OK]
2010/01/22 - Tony Hawk's Pro Skater 2 *Repack* [OK]
2010/01/23 - Sega Marine Fishing *PAL 60hz Patch* [OK]
2010/01/29 - MDK 2 *Pal 60hz Patch* [OK]
2010/01/30 - Sword Of The Berserk *Repack* [OK]
2010/01/31 - Mars Matrix *Remastering Pack* [OK]
2010/02/14 - Centipede *Repack* [OK]
2010/02/22 - Blue Stinger [OK]
2010/02/26 - Evolution 2 *Repack* [OK]
2010/02/27 - Zero Gunner 2 [OK]
2010/05/16 - Headhunter (Single) [OK]
2010/06/10 - Evil Twin: Cyprien's Chronicles [OK]
2010/06/13 - Plasma Sword [OK]
2010/06/14 - Spawn: In The Demon's Hand [OK]
2010/06/21 - Toy Story 2: Buzz Lightyear To The Rescue [OK]
2010/07/05 - The Nomad Soul [OK]
2010/07/08 - Wild Metal
2010/07/16 - Heavy Metal Geomatrix [OK]
2010/07/18 - Re-Volt [OK]
2010/07/19 - World Series Baseball 2K1
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2010/07/26 - Tennis 2K2 [OK]
2010/08/01 - Aerowings *Repack* [OK]
2010/09/04 - Record Of Lodoss War [OK]
2010/10/02 - Puyo Puyo 4 [OK]
2011/06/06 - Rainbow Cotton [OK]
2011/06/20 - Rayman 2 *Repack* [OK]

Para gravar esses jogos deles, é recomendável o DiscJuggler. Alcohol 120% funciona, mas não é recomendável em muitas das vezes, portanto, DiscJuggler neles mesmo.

É muita coisa, né?

Continuando...

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Re: [megaTUTO] Gravações de jogos - COMO GRAVAR!

Mensagem por Pegasuskyu em Ter Dez 04, 2012 4:59 pm

Informações Básicas parte 3(b) - Novos estilos de criação de imagens


Bom, depois de passar pelo Dreamcast, vamos a outros videogames:

TRURIP

Trurip é um novo projeto de dumping, usando as mesmas ferrmentas de criação de imagens. Essa ferramenta está em desenvolvimento e testes por muitos anos e é considerada uma das melhores ferramentas para dumping de todas. Usando ela, estamos criando imagens de altíssima qualidade, praticamente igual a media original. O formato usado é o .CCD (CloneCD, mas funcional no Alcohol 120% e em outros programas)
Nossa meta é catalogar os softwares de.... blábláblá e mais blábláblás...

Bom, graças a eles, estamos tendo maior facilidade pra gravar muitos jogos do Saturn, sem perda de midias e sem forçar a unidade optica. (A tabela completa de jogos e programas para o Saturn passa de 300 Gigas)

Exemplos:

Layer Section II
Command & Conquer
Night Warriors - Darkstalkers' Revenge
Phantasy Star Collection
Guardian Heroes


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Re: [megaTUTO] Gravações de jogos - COMO GRAVAR!

Mensagem por Pegasuskyu em Dom Maio 19, 2013 11:34 pm

Depois de MUITO tempo sem atualização, vamos começar com minhas descobertas:

Videogame: SEGA Saturn
Programa de gravação utilizado: Alcohol 120%
Versão utilizada: 2.0.2 Build 4713
Sistema Operacional utilizado na máquina: Windows 8
Gravadora utilizada: Segundo indicado pelo Alcohol - Optiarc
Mídia usada: MAXPRINT (ainda tenho meio tubo de 50 cds pra usar... E estou com um tubo de 100 cds da Digiklone lacradinho!) Laughing

Agora a parte interessante do negócio:

CONFIGURAÇÃO DO ALCOHOL 120%



Atentem aos detalhes marcados! A velocidade MÍNIMA da minha gravadora é de 8x. Foram testados 3 cds sendo que, um foi perdido e dois estão funcionando de boa (After Burner II - Sega Ages e Wangan Dead Heat. Ambos versão JAP e contendo as imagens com o controlador em formato .CCD )

A configuração importante está em MODO DE GRAVAÇÃO, onde devem colocar como RAW DAO.

Depois é só gravar e testar no seu videogame

Link da descoberta:
http://www.epforums.org/showthread.php?49103-How-do-you-burn-PS2-games-and-Saturn-games-with-Alcohol-120

Pegasuskyu
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