Últimos assuntos
» Megadrive 3 tectoy liga e não aparece imagem
Qui Jul 21, 2016 4:45 pm por Odin

» consoles emuladores hoje em dia
Qui Jul 21, 2016 4:37 pm por Odin

» Como fazer uma fonte universal para video games
Ter Jul 12, 2016 12:13 pm por bru_rick

» hello apresentação
Seg Jun 27, 2016 1:54 pm por KleberJax

» [Tópico oficial] Assuntos políticos
Dom Jun 12, 2016 7:59 pm por KleberJax

» Hello World.
Dom Jun 12, 2016 7:22 pm por KleberJax

» Saturno não quer ler jogos e discos Me ajudem.....
Qui Jun 02, 2016 5:11 pm por Gudi021

» The Legend of Oasis BR
Seg Maio 30, 2016 5:30 pm por Master Uchiha

» Mega drive 1 Japonês sem som
Sex Maio 20, 2016 8:28 pm por dierry

» Sega Cd com leitor "batendo"
Qui Maio 19, 2016 9:15 pm por Odin

Parceiros
Coloque nosso banner em seu blog copiando o conteúdo da caixa de texto.
Forum SEGA Forever

Museu dos games antigos
Colares PSX Fan
B-Mark Database
Login

Esqueci minha senha

Retrobright

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Retrobright

Mensagem por Colares em Sex Set 24, 2010 10:12 am

Gente, passei um tempo lendo sobre essa fórmula mágica do retrobright e só agora (semana passada resolvi testá-la). Tenho alguns consoles bem amarelados, principalmente um playstation scph 7001... meu Dreamcast e meu snes tbm estão um pouco (mas esses eu ainda não tive coragem de testar a fórmula).Voltando ao meu psx.. Esses psx desses modelos (aqueles que na caixa tem escrito dual shock) são os piores. Ficam horríveis. O meu estava horrível. Foi então que fiz a fórmula. Se vcs procurarem no site oficial http://retr0bright.wikispaces.com/ vão encontrar a fóruma original lá e uma explicação muito boa para o que verdadeiramente acontece com o plástico. Bem vou pular a explicação e ir direto para a fórmula (by Colares ) Smile Feita por mim. Conseguir os componentes, exatamente como tinha no site era complicado então fiz uma adaptação.

Usei: ÁGUA OXIGENADA 40 VOLUMES CREMOSA (Usada para descolorir cabelos)
GLICERINA (Comprei numa farmácia que prepara medicamentos)
VANISH (Usei o líquido)

Modo de Preparo:
Coloquei 50ML de água oxigenada e adicionei uma colher de sobremesa de glicerina e uma colher tbm de sobremesa de vanish líquido. Misture bem. OBS. Você pode colocar uma pouco mais de vanish, mas para não ter risco de manchas usei pouco.
Feito isso, com um pincel passei em todas as partes da carcaça. Após ficar bem espalhado coloquei ela no SOL (raios UV). Procure um local que tenha muito sol e de preferência, não tenha muito vento (essa foi minha maior dificuldade, pq aqui tem muito vento). Após 2 horas retirei do sol e lavei com água normal e fiz uma nova aplicação. Como ele estava muito amarelado, fiz esse procedimento 4 vezes (2 vezes em 2 dias). O aparelho ficou NOVO. Ele está agora com a sua cor original...as pessoas aqui não acreditaram, mas ele ficou perfeito. Meu maior medo era que a carcaça perdesse as grafias...ex; sony, power, open, mas corri o risco e constatei que nada foi removido. A fórmula que eu fiz não clareou nada dos nomes, tampouco os removeu. Pronto gente, Deu tudo certo.
Lembrando que utilizei essa fórmula no meu velho psx modelo scph 7001 que possui uma cor cinza meio azulado. Ficou perfeito. Meu próximo passo é utilizá-la no meu outro psx modelo scph 1001 menos, mas amarelado tbm. Feito isso vou procurar alguém que tenha um psone para testá-la tbm e para só a partir daí tentar fazer o teste no meu DC. Acredito que se funcionar na carcaça do psone, vai dar certo no DC.

Espero ter ajudado. Vou procurar no meu computador alguma foto dele antes do tratamento para vcs constatarem como funciona.

Vamos acabar com o amarelado em nossos consoles!

Última edição por Colares em Sex Set 24, 2010 12:14 pm, editado 1 vez(es)

Colares
Moderador
Moderador

Re: Retrobright

Mensagem por error em Sex Set 24, 2010 11:39 am

Valeu colares,vou fazer o teste em um DC amarelado que eu tenho aqui e posto os resultados Very Happy

error
Administrador
Administrador

http://segaforever.forum-livre.com

Mensagem por Edi (FZ2D) em Sex Set 24, 2010 9:23 pm

Vlw Colares!
Quando meu DC ficar amarelado ja sei o que fazer What a Face

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

http://www.edireviews.blogspot.com/

Mensagem por Odin em Sex Set 24, 2010 10:12 pm

Isso que acontece principalmente com o DC é um pecado, o unico console da Sega a "amarelar" Laughing

Ainda não tenho um DC, mas tenho um SNES velho de guerra, ganhei ele novo em 1997, até hoje não amarelou, só a entrada dos controles que esta meia amareladinha, se um dia isso acontecer vou testar nele Very Happy

Odin
Moderador
Moderador

Mensagem por Colares em Sab Set 25, 2010 9:37 am

O saturn japonês branco...o mesmo da tectoy branco (importado do japão) é difícil, mas já vi fotos dele bem amarelado. Meu snes está bem amarelado..tenho ele desde de 94. Smile

Colares
Moderador
Moderador

Mensagem por Odin em Seg Fev 14, 2011 6:24 pm

Colares estou com um pequeno problema com meu Saturn Branco, gostaria de usar essa formula nele, ele esta levemente amarelado mas não consigo abri-lo, ele tem 5 parafusos em baixo e aquele do meio que fica em uma lateral embaixo esta com a "cabeça" do parafuso gasta, e não consigo tirar esse parafuso, e não consigo abrir o console por isso... Você não sabe uma maneira de usar essa formula sem precisar desmontar o console? Ele esta funcionando normal, só estou com esse problema com o parafuso... Mad

Se você souber uma maneira de remover esse parafuso me diga... Eu ainda não estou usando esse Saturn porque ainda não consegui controles para ele nem um jogo original, por isso estava afim de tirar o amarelo dele.

Odin
Moderador
Moderador

Mensagem por Colares em Seg Fev 14, 2011 10:09 pm

Grande Odin! Primeiramente...estive um pouco ausente do forum, pois meu pc estava com problemas e só acessava a net com o notebook. Era bem desconfortável. Sim..quanto ao retrobright... Um de seus princípios mais ativos é a a radiação UV. Vc pode pode obtê-la utilizando a lampada UV ou colocando o aparelho sob o efeito da luz do sol. No meu caso, eu coloco a carcaça no Sol (aqui o sol é bem forte). Ela fica exposta por duas horas e havendo necessidade lavo com água e faço uma nova aplicação...colocando por mais duas horas...e assim sucessivamente. Bem colocar o aparelho totalmente no sol, o que representa o meu caso...seria inviável, pq podera causar danos na placa. O que vc pode fazer é utilizar uma lâmpada UV e fazer uma aplicação local, claro, no caso de ser na parte de cima da carcaça. E não colocar muita quantidade de mistura, para q seja fácil de removê-la (utlizando algodão molhado c/ água) no caso de outra aplicação. Eu não ficaria com essa opção, pois sou um pouco desastrado e tbm correria risco. Outra saída seria vc esquentar uma chave e passa-la ao redor do parafuso até que derreta a parte da carcaça que prende o parafuso. Isso resolverá, mas, nessa parte, nenhum parafuso poderá ser colocado mais. De qualquer forma o Saturn ficará fechado..usando os parafusos restantes. Bem, eu tenho o Dreamcast aqui e tive que fazer isso para o parafuso sair. Penso em comprar uma carcaça nova p ele, mas o dano quase não pode ser percebido. Espero ter ajudado Smile

Colares
Moderador
Moderador

Mensagem por Odin em Seg Fev 14, 2011 10:33 pm

Eu tentei fazer uma coisa para tentar conseguir eliminar esse parafuso, mas quase aconteceu um desastre!

Achei um aparelhinho velho daqueles de solda de R$ 1,99, e liguei ele na tomada, eu tirei esses outros 4 parafusos e dava meio que para abrir uma fresta grande nele pelo lado, foi assim que consegui colocar uma fita isolante uma vez para prender o sensor da tampa do CD, e peguei esse aparelho de solda e tentei encostar naquele plástico desse parafuso, mas encostei uma parte da base desse aparelho naquela cinta que liga o leitor a placa do console, perto do Reset e esquentou e quase derreti ela! Shocked

Chegou a derreter um pouco e deformar esta cinta, mas não chegou a danificar e a atingir os fios dela, que sorte! Mas tomei um grande susto, pois liguei o Saturn para testar e ver se a cagada que fiz tinha sido maior e só apareceu o som na tv! Mas éra mau contado no cabo, pois ele é adaptado. affraid

Vou tentar fazer isso que você me disse, para mim não tem problema em eliminar esse parafuso, pois tem mais os outros 4 e só vai aparecer deformado dentro do console e não vai ficar feio estéticamente, mas vou fazer com calma... Pois quase fiz merda hoje...

Odin
Moderador
Moderador

Mensagem por Colares em Seg Fev 14, 2011 10:54 pm

Tente. Vai dar certo! É só ter um pouco de calma. Pelo que entendi..essa cinta que vc diz é a malha. Ela é encaixada ..não é soldada como no psx. Se ela se danificar é só colocar outra. Um dia desses vi uma no mercado livre. Aqui é fácil de encontrar por 15,00. To aqui torcendo p ele ficar branco denovo!

Colares
Moderador
Moderador

Mensagem por Odin em Seg Fev 14, 2011 11:11 pm

Obrigado pela ajuda Colares, essa cinta é essa mesma, e ela da para retirar e ser substituida, mas na hora só fiquei com medo de ter danificado ela e achei que ela fosse dificil de conseguir outra, assim como o leitor do Saturn que é muito dificil de achar, mas vi que éra uma peça simples Smile

Meu Saturn não esta tão amarelo, só queria deixar ele com aparência de mais novo, pois sei que o bixinho ainda funciona bem Laughing

Ainda não consegui os controles brancos para ele, mas um dia consigo eles mais um jogo original para mim poder usar ele :cool:

Odin
Moderador
Moderador

Mensagem por Colares em Seg Fev 14, 2011 11:42 pm

Pela foto ele nem parece tá tão amarelado. Logo logo vai ficar Zerado. Odin se vc conseguir algum controle branco barato..me avisa. Tenho 2 controles pretos e apenas um funciona...Preciso de mais um.
Esse outro console da foto é um Master?

Colares
Moderador
Moderador

Mensagem por Odin em Seg Fev 14, 2011 11:55 pm

Eu achei um cara que queria vender no Sega Brasil alguns controles brancos, ele queria vender um par de controles analógicos em estado de novo que me interessei e 3 controles normais, sendo dois brancos bem usados e um de outra cor que não lembro, esse usuário era um tal de Red Arremer, mas mandei uma MP para ele lá em Dezembro quando tinha dinheiro e até hoje ele não apareceu mais por lá e não respondeu minha MP, que descaso... Mad

Sobre o console que você perguntou ele é um Atari 2600, aqui postei mais umas fotos de minha coleção e aparece mais esse Saturn, ele esta bem até, só levemente amarelado na frente, mas esta legal assim! Aqui esta o link do post:

http://segaforever.forum-livre.com/t948p15-colecao-do-odin-atualizado-em-27-01-11#3661

Odin
Moderador
Moderador

Mensagem por Colares em Ter Fev 15, 2011 12:04 am

Vendi meu psone pra comprar este aparelho:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168435888-playstation-1-modelo-scph-7000-travado-com-1-controle-1-cabo-_JM.

Não resisti a este modelo. Juntei alguns trocados e comprei outro psone, mas com defeito no leitor..fui testar e fiquei desapontado. Ele não sai do logo da Sony e testei outra unidade ótica nele e não funcionou...ela não respondeu.

Colares
Moderador
Moderador

ola

Mensagem por KleberJax em Ter Fev 15, 2011 6:04 am

oi colares lá falou que é travado que pega só jogo original e só pega jogo originais japoneses

KleberJax
Muito experiente
Muito experiente

http://snes-galaxy.forum-livre.com/

Mensagem por Bataglia em Qua Ago 22, 2012 9:59 pm

Não tem risco do retrobright apagar os detalhes dos videogames (os escritos, os desenhos nos botões etc)?

Bataglia
Participativo
Participativo

Mensagem por Edi (FZ2D) em Qua Ago 22, 2012 10:09 pm

bataglia escreveu:Não tem risco do retrobright apagar os detalhes dos videogames (os escritos, os desenhos nos botões etc)?

Não.
O Retrobright não é um produto corrosivo. Ele apenas entra em reação química e remove a oxidação (aquele amarelado) do plástico.

Edi (FZ2D)
Fanático
Fanático

http://www.edireviews.blogspot.com/

Mensagem por Odin em Qui Ago 23, 2012 2:20 pm

Na verdade só o que age no Retrobright é o alvejante de roupas e os raios UV, não importa se da luz do sol ou de lampadas, mas o recomendado é a luz do sol mesmo... A água oxigenada só serve para o alvejante fica tipo uma "pasta" e não escorrer das carcaças dos consoles Laughing

Como o alvejante serve para tirar manchas das roupas e deixa-las brancas ou das cores originais ele só fará isso mesmo, tirar as manchas amareladas do console.

Odin
Moderador
Moderador

Mensagem por Bataglia em Sab Ago 25, 2012 3:28 pm

Hmmm, eu tinha lido em algum lugar que os caras diziam que não sei o que era ácido e isso poderia estragar! Valeu!

Bataglia
Participativo
Participativo

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:27 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: